• Carregando...

Os pronto-socorros de Curitiba ficaram sobrecarregados no fim de semana por causa das vítimas de acidentes de trânsito. Alguns pacientes tiveram de ser transferidos para hospitais na região metropolitana. No Hospital Evangélico, o movimento foi o triplo do normal. Os médicos atendem em média dez casos de vítimas acidentes de trânsito no fim de semana. Nesse, foram 30 vítimas atendidas em 24 horas. Os médicos acreditam que boa parte dos acidentes foi ocasionada pelo álcool. Os hospitais Cajuru e do Trabalhador também ficaram superlotados.

O diretor técnico do Hospital Evangélico Celso Fiszdeyn diz que os médicos não sentiram muita diferença no número de atendimentos após a lei seca, ao contrário, houve um aumento. "Comparando 45 dias antes da lei e 45 dias depois tivemos um aumento de 8% no número de atendimentos", diz. A direção do hospital está fazendo um levantamento para saber quanto é gasto com o atendimento a vítimas de acidentes de trânsito, mas a avaliação preliminar mostra que o hospital e o SUS saem no vermelho.

O tenente Leonardo dos Santos, responsável pela Comunicação Social do Corpo de Bombeiros, afirma que a instituição recebeu 186 chamadas neste fim de semana de Curitiba e Região Metropolitana, o que é considerado normal. Ele conta que nas primeiras semanas da lei seca houve uma diminuição da demanda, mas agora as estatística voltaram ao mesmo patamar de antes da promulgação.

Santos acredita que é necessário haver mais conscientização dos motoristas. "Tivemos que transferir vítimas para hospitais de outros munícipios, mas a questão principal é diminuir o número de vítimas e não aumentar o número de vagas, senão vamos ter verdadeiras batalhas no trânsito", diz. O Batalhão de Policiamento do Trânsito (BPTran) registrou 105 acidentes neste fim de semana, sendo 40% somente no sábado. Um motorista foi preso em flagrante por embriaguez.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]