• Carregando...

Mais de R$ 12 milhões em multas já foram aplicadas a empresas carboníferas do Oeste do estado, durante a Operação Corcel Negro, de­­flagrada no dia 22, com o objetivo de combater o co­­mércio ilegal de carvão ve­­getal no país. Na Região Sul, o foco das ações é acabar com os créditos falsos no Sis­­tema de Documento de Ori­gem Florestal (DOF).

Todo o carvão importado ou adquirido no Brasil gera créditos, que permitem o transporte e o comércio do produto. No entanto, a operação revelou que empresários vendem o carvão, mas não dão baixa nos créditos correspondentes no sistema. Com o saldo, eles "esquentam" carvão vegetal de origem ilícita. Até ontem, ha­­viam sido estornados no Sis­tema DOF mais de 43 mil metros de carvão em créditos virtuais, o que equivale a 861 caminhões carregados com o produto. Também foram apreendidos um caminhão e um reboque de carreta, além de 373 metros de carvão e 88,8 metros cúbicos de ma­­deira nativa serrada.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), dentre as várias irregularidades constatadas, estão a venda de créditos virtuais de carvão no Sistema DOF, empresas que mantinham em pátio carvão sem DOF e que tinham créditos de carvão no DOF sem ter o produto no pátio. "Foram encontrados muitos pátios vazios, pátios inexistentes, muitas empresas fantasmas", disse o coordenador-geral da operação na Região Sul, Paulo Roberto Mattoso Dittert.

O chefe da Divisão de Con­trole e Fiscalização do Ibama no Paraná, Caio Kanabushi, disse estar surpreso com os números alcançados nesta operação.

Segundo ele, eram esperadas muitas irregularidades, mas não se imaginava que havia tantas empresas agindo de maneira ilícita e tantas empresas fantasmas.

A maior parte do carvão vegetal consumido no Brasil é importada do Paraguai. O produto abastece as fornalhas das siderúrgicas de Minas Gerais, maior consumidor dessa fonte de energia no país. Segundo o Ibama, boa parte do carvão paraguaio cruza a fronteira ilegalmente e as empresas "esquentam" o produto por meio de documentação irregular. O instituto aponta ainda que madeira nativa brasileira é usada na produção deste carvão vegetal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]