• Carregando...
 | Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo

Um homem de 68 anos foi detido pela Guarda Municipal de Curitiba na manhã desta segunda-feira (25) por abusar sexualmente de uma mulher de 31 anos. O caso foi no interior de um ônibus que fazia a linha Pinhais-Campo Comprido, há vinte dias de outro caso semelhante ter repercutido na mídia e nas redes sociais e gerado revolta na população.

Segundo informações da prefeitura de Curitiba, a situação começou quando o idoso expôs seus órgãos genitais e começou a esfregá-los no corpo da jovem, uma manicure que reside no bairro Cajuru. Ao perceber a violência, a vítima começou a gritar, e algumas pessoas que estavam no mesmo coletivo detiveram o criminoso. Eles também comunicaram a Guarda Municipal por meio do sistema de denúncias 153.

Informado da ocorrência, o motorista do ônibus passou direto pelas estações Eufrásio Correia e Rui Barbosa e só foi parar o veículo na estação-tubo Praça 29 de Março, já no bairro Mercês, onde algumas pessoas desceram com o idoso imobilizado para entregá-lo à guarda. O abuso começou quando o ônibus estava na altura da Rododoferroviária, por volta das 10h04. O homem foi preso às 10h09.

Preso, o idoso foi encaminhado ao 3.° Distrito Policial. A vítima e as testemunhas também foram levadas à delegacia para prestar depoimento de acusação. Procurado, o 3.º Distrito não confirmou se o suspeito foi liberado e afirmou que não poderia repassar informações sobre o caso.

Campanha

Com o episódio desta segunda-feira chega a 133 o número de ocorrências atendidas pela Guarda Municipal relacionadas a assédio sexual ou práticas de atos obscenos e/ou libidinosos no interior dos ônibus. O registro faz parte da campanha Busão Sem Abuso, lançada em 2014. Desde lá, já foram efetuadas 25 prisões em flagrante.

Somente este ano, foram 24 ocorrências e seis prisões. Em todo o ano de 2014, houve 28 registros e nove flagrantes; em 2015, os números chegaram a 81 ocorrências e dez flagrantes.

A violência contra as mulheres no transporte público é uma situação recorrente, e alguns abusadores se aproveitam da superlotação dos ônibus para agir. Em Curitiba, qualquer mulher que passar por esse tipo de situação pode recorrer ao 153 e denunciar a violência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]