• Carregando...
Catedral Diocesana de Paranaguá necessita de limpeza externa. | Débora Mariotto Alves/Gazeta do Povo
Catedral Diocesana de Paranaguá necessita de limpeza externa.| Foto: Débora Mariotto Alves/Gazeta do Povo

Duas igrejas históricas de Paranaguá, entre elas a primeira construída em solo paranaense, iniciam suas festas nos próximos dias. Os padres responsáveis pelas igrejas esperam conseguir recursos para restaurar os prédios, que fazem parte do patrimônio histórico do Paraná e do Brasil.

Participe

Novenas em honra a São Francisco das Chagas de 11 a 19 de setembro, na Rua XV de Novembro, Centro Histórico de Paranaguá. De segunda a sexta-feira, às 19h30. Fim de semana às 17 h. Horário alternativo: de segunda-feira a sábado, às 12 h e domingo às 11 h. Contato: (41) 3422-5224

A Catedral Diocesana fica na Rua Conselheiro Sinimbu, Centro Histórico de Paranaguá. Contato: (41) 3423-2293

A Igreja de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, que é a Catedral Diocesana de Paranaguá, e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, conhecida como Igreja da Ordem, são tombadas pelo Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura do Paraná e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), respectivamente. Os dois órgãos afirmaram não ter projetos de restauro ou conservação das edificações atualmente.

O Santuário de São Francisco das Chagas, construído em 1794, iniciou suas festividades na sexta-feira (11). Conhecida como Igreja da Ordem, ficou quase 50 anos sem celebrações, servindo como Casa de Cultura e teatro. Em 2009, o padre André Buchmann recebeu “as paredes e o teto” do prédio, lembra o padre, e deu início à retomada das atividades sacras. Desde então, cada campanha realizada visa angariar recursos para a conservação e recuperação do templo religioso. Entre os investimentos já feitos estão a compra dos bancos, em parceria com os benfeitores do santuário, e os novos ícones da via-sacra.

Em 2014, o Iphan investiu R$ 170 mil na recuperação do telhado e pintura externa da igreja. Mas há outros restauros necessários e a igreja já precisa de uma nova pintura.

O Santuário de São Francisco das Chagas, também conhecida como Igreja da Ordem, foi construída em 1794.Débora Mariotto Alves

A prioridade de restauro é na sacristia. O piso de madeira está comprometido e tablados de compensado foram improvisados para evitar acidentes. A situação se repete no altar, onde o acesso é limitado. “Não dá para colocar muita gente por questão de segurança”, diz Buchmann. Além disso, os banheiros não atendem às exigências de acessibilidade.

Além das novenas, a ireja promoverá uma benção de animais e um jantar – em comemoração ao aniversário do padre Buchmann –, ambos no dia 19 de setembro.

“São cem convites, sem custo, que devem ser retirados ou reservados na secretaria do Santuário. Em vez de me presentear, peço que ofereçam doações para a igreja”, conta o padre André. No dia 24 de setembro, a igreja vai oferecer um café colonial, os convites custam R$ 25.

Os recursos arrecadados pela igreja também servem para manter cursos profissionalizantes, a creche Nossa Senhora do Rosário e o asilo São Vicente de Paula.

Catedral

A Catedral Diocesana de Paranaguá foi a primeira igreja em solo paranaense. Em 2015, comemorando 440 anos, a primeira paróquia dedicada a Nossa Senhora do Rosário no Brasil pede ajuda para manter sua história viva.

O pároco da Catedral, padre Edilson Lima, avalia a limpeza externa da igreja como prioridade. “A igreja precisa estar apresentável para a festa e essa limpeza não é tão simples porque precisa de uma guindaste que alcance a torre, uma empresa especializada para realizar esse serviço.”

Desde que chegou à igreja, em abril de 2014, o padre reformou o telhado do salão paroquial e conseguiu autorização da Secretaria de Cultura do Paraná para colocar grades na lateral da igreja, oferecendo mais segurança ao prédio. “A catedral precisa de restauro geral, por dentro e por fora”, afirma.

A festa de Nossa Senhora do Rosário começa no dia 28 de setembro e segue até 7 de outubro. As novenas acontecem às 6 h e às 19h30, seguidas de quermesse. No dia 7, dia da padroeira de Paranaguá, haverá um almoço com barreado e um show de prêmios à tarde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]