• Carregando...

Os primeiros profissionais indígenas qualificados em panificação do Brasil. Este é o diploma de padeiro que quatro índios receberam em uma cerimônia realizada na Aldeia Araçaí, em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, nesta sexta-feira (24).

A arte de fazer pães e bolos virou motivo de orgulho para a comunidade indígena. O índio Karaí Tupã, um dos formados, disse que o fato de existir quatro profissionais padeiros na tribo faz com que todos se sintam muito importantes. "Com essa profissionalização, nós provamos que somos capazes de realizar tarefas com qualidade", contou.

O curso de panificação foi realizado no Liceu de Ofícios Pilarzinho, da Fundação de Ação Social (FAS) em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Os índios Karaí Tupã, Maria Chachuca, Creusa Vapumirim e Adélio Vamerim concluíram o curso após 140 horas de estudos técnicos e práticos. Eles aprenderam técnicas diversas e se qualificaram para o exercício da profissão. Agora, eles trabalham na própria aldeia.

Segundo Tupã, o próximo passo da tribo é divulgar a mão-de-obra de padeiro para outros índios do Paraná. Ele afirmou que é importante que os indígenas tenham uma profissão e instrução adequadas para se relacionar com as pessoas.

O curso também ajudou na administração financeira da aldeia. Com a venda dos pães e outros produtos, os índios puderam gerar renda para a comunidade. Além disso, eles aprenderam sobre o que consumir para melhorar a própria alimentação.

Aldeia Araçaí

Na aldeia Araçaí, que fica no município de Piraquara, há 17 famílias com um total de 78 índios. Tupã afirmou que a tribo ainda enfrenta problemas, porém a qualificação profissional foi uma experiência muito grande e importante para diminuir essa questão. "Isso acaba com o preconceito que as pessoas têm sobre nós. Infelizmente, essa é a nossa maior dificuldade aqui na comunidade", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]