• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O número de escolas ocupadas por estudantes no Paraná contrários à Medida Provisória 746, que prevê mudanças no Ensino Médio, subiu para 180 no início da noite desta terça-feira (11). Entre as novas instituições envolvidas na mobilização está o Instituto de Educação do Paraná (IEP), em Curitiba. O colégio, situado no centro, foi ocupado hoje à tarde.

Confira a relação das escolas ocupadas no PR

Segundo a organização do movimento Ocupa Paraná, as ocupações estão distribuídas por 44 cidades. Curitiba aparece na lista com mais instituições com funcionamento afetado – 30 ao todo, incluindo o Colégio Estadual do Paraná (CEP), o maior do estado. Em seguida, está São José dos Pinhais, na RMC. O município, que registrou as primeiras ocupações no Paraná, tem 19 escolas sem aula.

Alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) aderiram ao movimento e ocuparam dois campus da instituição – em Marechal Cândido Rondon e Toledo.

Professores do PR fazem assembleia no feriado e decidem se entram ou não em greve

Leia a matéria completa

A MP 746 propõe, entre outras alterações, a transformação da jornada diária de quatro horas para sete horas, a partir do ensino em tempo integral, e a flexibilização da escolha das matérias a partir do segundo semestre do Ensino Médio.

Abertura ao diálogo

O governador do Paraná, Beto Richa, voltou a se posicionar nesta terça-feira (11), em vídeo divulgado no Facebook, sobre as ocupações escolares no estado. Ele convidou os dirigentes da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES) para dialogarem sobre a reforma do Ensino Médio. “Em primeiro lugar, todos concordamos que essa medida precisa ser amplamente debatida antes de ser implantada. É preciso ouvir opiniões, debater propostas, identificar divergências e construir soluções”, disse o governador na gravação.

Segundo Richa, nenhuma medida será adotada no estado sem que haja consenso entre a comunidade estudantil e acadêmica. “Desde já quero reafirmar a garantia de que nenhuma disciplina será retirada da nossa grade curricular, no nosso estado. Os estudantes que ocupam as escolas precisam saber que estamos abertos ao diálogo, ao debate e as boas ideias para construir uma reforma que realmente traga mais qualidade ao Ensino Médio e abra novas perspectivas para nossa juventude”, afirmou Richa.

Conforme o chefe da Casa Civil do governo estadual, Valdir Rossoni, 32 seminários para ouvir a população sobre o assunto devem ser realizados no dia 13. As opiniões coletadas devem ser encaminhadas ao Ministério da Educação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]