• Carregando...
Em Curitiba, a média da temperatura mínima não deve passar dos 10 ºC em julho | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Em Curitiba, a média da temperatura mínima não deve passar dos 10 ºC em julho| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Não, ainda não tem previsão de neve, mas é bom preparar várias camadas de roupa. Os meteorologistas do Simepar apontam que, nos próximos três meses, fará mais frio, na média, do que nos últimos dois anos no estado. O inverno, que começa às 13h38 deste domingo (21), deverá concentrar as temperaturas baixas nos meses de julho e agosto, com promessa de uma primavera antecipada já para o início de setembro.

Geada

Historicamente, anos de El Niño têm geadas menos frequentes. Contudo, não é possível prever com muita antecedência se a formação de gelo ocorrerá. Os avisos sobre risco de geada são emitidos com prazo suficiente para que providências sejam tomadas, como cobrir parte da plantação. Iniciado em maio, o serviço Alerta Geada vai até o fim do inverno.

Simepar negocia radares para previsão mais precisa de chuvas

Leia a matéria completa

A série histórica dos últimos 40 anos mostra que, em Curitiba e região, a média da temperatura mínima no próximo mês deve ficar abaixo dos 10 °C. Segundo o meteorologista Cezar Duquia, o inverno será dividido como um jogo de futebol: em dois tempos. Em julho e agosto será “tipicamente paranaense”. Ou seja, frio.

Regiões suscetíveis a desastres precisam de alertas de temporal

Justamente na área menos coberta pelos radares meteorológicos do Simepar, a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral sofrem constantemente com as consequências das chuvas intensas.

Leia a matéria completa

Na semana que passou, os moradores do Norte e Noroeste paranaense tiveram uma amostra do que vem por aí. As temperaturas registradas em Londrina (4,4 °C) e Maringá (6,6 °C) foram as mais baixas para um mês de junho desde 2013.

Já a etapa final terá mais chuvas que a média e temperaturas mais altas. Duquia alerta que podem ocorrer períodos gelados por causa das massas de ar polar, mas elas devem ser menos intensas e mais rápidas. A situação é causada pelo fenômeno El Niño, que aquece a água do Oceano Pacífico e altera consideravelmente o regime de chuvas.

Agricultura

Apesar da perspectiva de uma estação mais gelada do que a média histórica, os próximos meses devem ser bons no setor agrícola. Um dos principais fatores é a previsão de mais chuvas em setembro. “Se ficasse na média já seria ótimo para o Paraná”, comenta o agrometeorologista Paulo Caramori, destacando que o chamado milho safrinha, de inverno, deve ter grande produção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]