i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
clima

Inverno no Paraná será forte, mas curto

Previsões do Simepar indicam que, neste ano, as temperaturas devem ficar um pouco abaixo da média histórica no estado

  • PorKatia Brembatti
  • 21/06/2015 11:37
Em Curitiba, a média da temperatura mínima não deve passar dos 10 ºC em julho | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Em Curitiba, a média da temperatura mínima não deve passar dos 10 ºC em julho| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Não, ainda não tem previsão de neve, mas é bom preparar várias camadas de roupa. Os meteorologistas do Simepar apontam que, nos próximos três meses, fará mais frio, na média, do que nos últimos dois anos no estado. O inverno, que começa às 13h38 deste domingo (21), deverá concentrar as temperaturas baixas nos meses de julho e agosto, com promessa de uma primavera antecipada já para o início de setembro.

Geada

Historicamente, anos de El Niño têm geadas menos frequentes. Contudo, não é possível prever com muita antecedência se a formação de gelo ocorrerá. Os avisos sobre risco de geada são emitidos com prazo suficiente para que providências sejam tomadas, como cobrir parte da plantação. Iniciado em maio, o serviço Alerta Geada vai até o fim do inverno.

Simepar negocia radares para previsão mais precisa de chuvas

Leia a matéria completa

A série histórica dos últimos 40 anos mostra que, em Curitiba e região, a média da temperatura mínima no próximo mês deve ficar abaixo dos 10 °C. Segundo o meteorologista Cezar Duquia, o inverno será dividido como um jogo de futebol: em dois tempos. Em julho e agosto será “tipicamente paranaense”. Ou seja, frio.

Regiões suscetíveis a desastres precisam de alertas de temporal

Justamente na área menos coberta pelos radares meteorológicos do Simepar, a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral sofrem constantemente com as consequências das chuvas intensas.

Leia a matéria completa

Na semana que passou, os moradores do Norte e Noroeste paranaense tiveram uma amostra do que vem por aí. As temperaturas registradas em Londrina (4,4 °C) e Maringá (6,6 °C) foram as mais baixas para um mês de junho desde 2013.

Já a etapa final terá mais chuvas que a média e temperaturas mais altas. Duquia alerta que podem ocorrer períodos gelados por causa das massas de ar polar, mas elas devem ser menos intensas e mais rápidas. A situação é causada pelo fenômeno El Niño, que aquece a água do Oceano Pacífico e altera consideravelmente o regime de chuvas.

Agricultura

Apesar da perspectiva de uma estação mais gelada do que a média histórica, os próximos meses devem ser bons no setor agrícola. Um dos principais fatores é a previsão de mais chuvas em setembro. “Se ficasse na média já seria ótimo para o Paraná”, comenta o agrometeorologista Paulo Caramori, destacando que o chamado milho safrinha, de inverno, deve ter grande produção.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.