• Carregando...
Mauri Konig: viagem para dentro de um Brasil escondido | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Mauri Konig: viagem para dentro de um Brasil escondido| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O repórter especial da Gazeta do Povo Mauri König termina 2013 como um dos cinco jornalistas brasileiros com mais premiações, segundo o Ranking Jornalistas&Cia dos Mais Premiados Jornalistas do Brasil. No ano passado ele estava na 7ª colocação.

O avanço no ranking se deu pela conquista da última edição do Maria Moors Cabot, mais antiga premiação jornalística de que se tem conhecimento no mundo.

O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (20/12) durante a divulgação dos resultados do levantamento, promovido pelo informativo Jornalistas&Cia e pelo Portal dos Jornalistas, e que chega neste ano à sua terceira edição.

"Foram mais de três meses de pesquisas diárias em que analisamos os resultados de 116 prêmios entre iniciativas internacionais, nacionais, regionais e internas de veículos", explica o coordenador da pesquisa e editor do Portal dos Jornalistas, Fernando Soares.

"A expectativa é que para o ano que vem o número de prêmios analisados aumente para mais de 130. Novas iniciativas, como o Prêmio Petrobras, que não entraram nesta edição por estarem em seu primeiro ano, e outras mais antigas que foram sugeridas pelos jornalistas deverão integrar a base a partir de 2014".

"O jornalismo é dessas profissões que nos tornam pessoas melhores, a depender do que se faz no jornalismo e do tipo de jornalismo que se faz. É de nossa escolha ser o profissional que queremos ser. Não bastasse isso, esse é daqueles ofícios que acabam fazendo mais pela gente do que a gente por ele. Qual outra profissão nos permitiria desnudar mundos, pessoas e realidades e ainda sermos reconhecidos quando damos uma cota extra de sacrifício para melhor contar uma história? Vibrei com cada trabalho premiado, e, claro, vibrei mais ainda com o Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa e o Maria Moors Cabot Prize, que, antes de reconhecer minha trajetória profissional, é um reconhecimento ao tipo de jornalista que escolhi ser", celebra Mauri, que também faturou em 2013, com a reportagem "Polícia fora da lei", um Embratel – Regional Sul e um Sangue Bom no Jornalismo Paranaense de Reportagem Impressa.

Vale ressaltar que em 2012, Mauri já havia conseguido a segunda posição entre os mais premiados do ano, ficando atrás apenas da repórter multimídia Miriam Leitão (O Globo, CBN e TV Globo).

Confira a lista dos 10 primeiros do ranking:

1 - José Hamilton Ribeiro2 - Eliane Brum3 - Miriam Leitão4 - Caco Barcelos5 - Mauri König6 - Cid Martins7 - João Antonio Barros8 - Giovani Grizzotti9 - Carlos Wagner10 - Marcelo Canellas

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]