• Carregando...
Thauane Cordeiro foi diagnosticada há cinco meses com leucemia mieloide aguda. | Reprodução/Facebook
Thauane Cordeiro foi diagnosticada há cinco meses com leucemia mieloide aguda.| Foto: Reprodução/Facebook

Correção

Ao contrário do que afirmava a matéria, a situação com Thauane não ocorreu em Curitiba, mas sim em São Paulo. A postagem da jovem no Facebook também foi excluída após a repercussão do caso.

Uma jovem de Curitiba diagnosticada há cinco meses com leucemia mieloide aguda, um tipo de câncer que afeta o sangue e a medula óssea, foi acusada de se apropriar da cultura afrodescendente ao usar um turbante na cabeça mesmo sendo branca. A situação aconteceu no dia 3 de fevereiro, em uma estação de metrô de São Paulo, e, um dia depois, Thauane Cordeiro fez um post de desabafo no Facebook e lançou a hashtag #VaiTerTodosDeTurbanteSim. A publicação teve 70 mil curtidas e mais de 22 mil compartilhamentos. Posteriormente, ela excluiu a postagem

Segundo a publicação de Thauane Cordeiro na rede social, uma mulher negra se aproximou dela enquanto estava esperando o ônibus na estação e afirmou que a jovem estaria se apropriando da cultura afrodescendente e que não deveria usar turbante na cabeça. Thauane, que tem câncer e, por isso, perdeu o cabelo, tirou o turbante e respondeu: “Tá vendo essa careca, isso se chama câncer, então eu uso o que eu quero! Adeus”.

Um dia após o ocorrido, a jovem fez o post de desabafo no Facebook e lançou a hashtag #VaiTerTodosDeTurbanteSim. Foram milhares de internautas aderindo à causa e afirmando que as pessoas têm direito de usar o que desejam. Outras, porém, criticaram Thauane e acusaram a moça de estar querendo chamar a atenção.

O caso reacendeu a discussão sobre racismo e preconceito nas redes sociais durante toda esta semana. No Twitter, muitas pessoas publicaram fotos usando turbante e defenderam que apropriação cultural em um país com tanta diversidade regional não existe.

Em um novo post no Facebook, publicado neste sábado (11), Thauane afirmou que está surpresa com a repercussão que o caso ganhou. “Quero dizer que ontem a tarde foi bem tumultuada, eu nunca pensei que aquela foto, que aquela minha explicação iria causar uma repercussão assim tão grande, e se tornar viral de uma forma positiva e negativa ao mesmo tempo.”

Procurada, Thauane não respondeu os questionamentos da reportagem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]