i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Cristianismo

Juristas evangélicos repudiam uso da religião para obter poder e apoio irrestrito ao governo

  • Isabelle BaronePor Isabelle Barone
  • Brasília
  • 11/05/2020 20:02
Culto Especial de Celebração de 25 anos da Igreja Fonte da Vida.
Culto Especial de Celebração de 25 anos da Igreja Fonte da Vida.| Foto: Palácio do Planalto/Alan Santos

Os evangélicos, uma das principais bases de apoio político ao presidente Jair Bolsonaro, têm tido sua figura associada a várias pautas do governo consideradas conservadoras. Segundo uma pesquisa recente do Datafolha, cristãos protestantes tendem a avaliar de forma mais positiva a atual gestão.

No entanto, parte desse grupo religioso, mais recentemente, tem visto a necessidade de vir a público manifestar oposição à forma como determinadas instituições e líderes têm compactuado com ações contrárias ao que consideram ser princípios fundamentais do cristianismo.

É o que fez, em carta aberta lançada nesta sexta-feira (8), a Associação Nacional dos Juristas Evangélicos (Anajure) em conjunto com importantes organizações e igrejas históricas. No documento, a associação chama a atenção do poder público, das instituições e da sociedade em geral para o que considera a atuação mais fiel à cosmovisão cristã na esfera pública.

Junto a outras 27 organizações religiosas que subscrevem o documento, a Anajure também se manifesta em defesa do Estado Democrático de Direito. Leia o documento na íntegra abaixo.

"A Anajure entende pela necessidade premente de que as igrejas e organizações religiosas no geral, bem como os seus membros individualmente, desempenhem a sua vocação na esfera pública, com coragem, retidão e integridade", diz o texto.

Troca de benefícios

O posicionamento da associação é motivado, entre outras coisas, por episódios nos quais figuras religiosas e instituições evangélicas estariam supostamente envolvidas em alianças político-partidárias em troca de benefícios. Essas coligações estariam deturpando o propósito da atuação evangélica na sociedade.

Seria inadmissível que uma igreja, lembra a Anajure, se aproveitasse da proximidade com o presidente Jair Bolsonaro ou outras pessoas do governo para tentar conseguir vantagens como o não pagamento de tributos. Há boatos de que instituições, como a Igreja Internacional da Graça de Deus, com R$ 144 milhões em dívida previdenciária, teria pedido ajuda ao governo para receber o perdão das dívidas - informação não confirmada pelo Planalto. Outras 36 instituições com atividade econômica principal definida como “atividades de organizações religiosas”, com débitos superiores a R$ 1 milhão, principalmente com a Previdência Social ou em dívidas trabalhistas, estariam interessadas na mesma "ajuda".

"Nós entendemos qual é o nosso papel na esfera pública, e não é o de se apoderar do governo ou torná-lo refém de nossos próprios interesses. Existem, sim, infelizmente, grupos neopentecostais que se aproximam do governo como uma espécie de sanguessugas do poder", afirma Uziel Santana, presidente da Anajure. "Somos veementemente contra esse tipo de aparelhamento, contra aliança que tem como única finalidade a troca de encômios e benesses. O governo deve estar livre de amarras que não visam ao bem comum."

Para o presidente da Anajure, instituições não deveriam se deixar servir de curral eleitoral. "Nosso compromisso não deve ser com pessoas, mas com a Verdade", afirma. "Nossa lealdade deve ser com valores e princípios, e a Verdade é o nosso princípio basilar. Acreditamos que 'Jesus é o Caminho, a Verdade, a Vida'. Se um cristão tiver que denunciar autoridade pública, por exemplo, porque tomei conhecimento de que ele fez algo que é corrupto, é imprescindível fazer isso e não se omitir".

"Inclusive, do ponto de vista religioso, é uma atividade profética da igreja denunciar o que é errado. Profetas, em tempos bíblicos, denunciavam, eram retaliados, morriam, mas não perderam a coragem de denunciar o pecado".

"O pedido para que o Estado subsidie suas dívidas é escandaloso, ainda mais quando sabemos que há igrejas que funcionam como grandes negócios", afirma o teólogo, jornalista e fundador da ONG Rio de Paz, Antonio Carlos Costa.

"Primeiramente, o fato de a dívida existir já desmoraliza a igreja. E o fato de ela cobrar do poder público que seja dispensado a si um tratamento que não é dispensado a outras instituições, é vergonhoso. Principalmente agora, a igreja deveria estar na vanguarda do apoio às instituições públicas para amparar milhões de brasileiros em dificuldade".

Venezuela "a la derecha"

Os juristas evangélicos da Anajure também entendem que algumas das pautas defendidas durante as manifestações no último 19 de abril - o fechamento do Congresso Nacional, do STF, a intervenção militar e a reedição do AI-5 - tentam promover uma violação ao Estado Democrático de Direito.

"A livre manifestação do pensamento é defensável, pessoas podem ter opiniões, com toda certeza. Mas não compactuamos com esse grupo, minoritário, que busca intervenção militar desnecessária, sendo que os poderes estão funcionando", afirma Uziel.

"Vivemos em um Estado Democrático de Direito e a reforma protestante foi uma das bases para a formação do mesmo e das chamadas liberdades civis fundamentais. Nós compreendemos que movimentos dessa natureza são autoritários e não devem prosperar. Não queremos uma Venezuela a la derecha. Por isso, referendamos a Nota do Ministério da Defesa que se contrapõe a tais iniciativas.".

"Dai a César o que é de César..."

As igrejas, em geral, pregam o mandamento bíblico do "dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". Na prática, isso significa que existe liberdade entre os fiéis sobre os assuntos chamados "temporais", desde que alguns preceitos fundamentais sejam respeitados: o direito à vida, à liberdade de expressão, à liberdade religiosa, etc.

Além disso, como as igrejas evangélicas não mantêm um corpo unânime doutrinal - podem defender ideias diferentes fundamentadas em mesmas passagens bíblicas, de acordo com a visão da instituição e até com o pastor -, é possível encontrar evangélicos conservadores, progressistas, que não concordam com os seus irmãos na fé sobre muitos assuntos da esfera civil.

"Por exemplo, no documento da Anajure, se vê muita ênfase do Estado como aquele que coíbe o avanço do mal agindo coercitivamente. Mas também é possível, a partir da cosmovisão cristã, pensar em um Estado que fomente justiças sociais para diminuir a prática do crime", explica Costa. "Esse debate está presente dentro da igreja, há pessoas com perspectivas neoliberais e outras que são marxistas e aguardam a revolução do proletariado".

Mesmo assim, o teólogo entende ser inegociável o posicionamento favorável de um evangélico e da instituição religiosa em situações in extremis. "O apartheid, o nazismo, o fascismo, o fechamento de Congresso Nacional, a tortura, a escravidão. Se a igreja não se posicionar como instituição contra essas gravíssimas violações dos próprios princípios bíblicos, perde totalmente sua credibilidade", afirma.

"Mas a igreja como 'indivíduo' é livre para se filiar a partido político, para lutar pela implementação da política pública que ele julga mais oportuna", defende Costa.

Para o teólogo, o fato de Bolsonaro - católico, mas batizado por um pastor no rio Jordão, em Israel, em 2016, e frequentador de igrejas neopentecostais da qual sua esposa, Michelle Bolsonaro, participa - estar presente em uma manifestação em que algumas pessoas pedem a reedição do AI-5, mesmo sem falar nada sobre o tema, já é ir "na contramão do que o cristianismo apregoa".

"Soma-se a isso o seu comportamento descortês, o fato de que ele não procurou, por exemplo, a deputada Maria do Rosário para pedir perdão por insinuar que não a estupraria. É da natureza do cristianismo ser misericordioso, um encontro com Cristo te faz restituir ao próximo aquilo que dele você roubou."

"Conheço muitos cristãos que estão profundamente incomodados por verem sua fé associada a algo tão obscurantista, tão distante dos ideias do cristianismo. As instituições já deveriam ter se posicionado com clareza, deixando claro que elas não fazem parte do apoio efusivo, acrítico e institucional que igrejas têm dado a essas questões", conclui.

38 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 38 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • D

    Dulce Queiroz

    ± 4 minutos

    Parabéns pela reportagem. Não devemos generalizar nem ter preconceito, ainda bem que esta Carta da Anajure (ou seja de que denominação for) pelo menos mostra que os cristãos/evangélicos são livres pra o discernimento e escolhas. Sou evangélica, assistente social há 20 anos e nunca concordei com as ignorâncias de Bolsonaro e conheço outros evangélicos sérios que tbm não concordam com a postura desse presidente. Devemos buscar a sabedoria e o discernimento de Deus. Tbm buscamos o conhecimento e exercer a cidadania. Oro pra que tudo isso passe em paz!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Isaac Zabini dos Santos

    ± 3 dias

    A Anajure está ligada demais ao governo por conta de Damares Alves e André Mendonça, o que é um problema, mas nesse ponto especificamente eles acertaram!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudio Cezar Carvalho de Almeida

    ± 3 dias

    Posicionamento correto da Anajure, ao defender a separação entre igreja e Estado e condenar aqueles que, se dizendo evangélicos, tentam se aproveitar da proximidade do poder para auferir benefícios. As demais críticas apresentadas no texto, vindas de outros cidadãos, teólogos ou ativistas sociais (como eles mesmos se denominam), me parecem um pouco enviesadas à esquerda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wander Leite

    ± 3 dias

    Isso mesmo, não se vendam. Todos sabem que, para Jesus, a vida não se compara a dinheiro.... Logo, falar que é cristão, mas desprezar a vida (e daí?) não tem espaço no evangelho.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sérgio Guerra

    ± 3 dias

    Os juristas evangélicos estao corretos na usurpação da palavra de Deus em troca de voto. Sabias palavras, apesar de eu criticar veementemente uma postura dogmática sem ciência fé. Deus é cósmico e Jesus um avatar como quelqier um de nós pode ser, daqui alguns milênios.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Reinaldo roda Sobrinho

    ± 3 dias

    Em quanto meia dúzia de lobos em pele de cordeiros que tem a massa de ignorantes em suas mãos, só vejo oportunismo e igrejas babilônicas adornadas de ouro crescendo e multiplicando-se em cima da marca Jesus. E o pobre irmão fiel morrendo na incredulidade e miséria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sérgio Guerra

    ± 3 dias

    Sou bolsonaristas mas esta engrenagem evangélica é $$$ cada um escolhe seu caminho à Deus que é muito maior que O dogma evangélico. Mas voto é voto...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 3 dias

    Esses juristas evangélicos a essas horas já estão sendo amaldiçoados pelos bispos e pastores da sacolinha. Agora também dos depósitos e transferências bancárias.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GUSTAVO DOS SANTOS

    ± 3 dias

    Bolsonaro é oportunista, eu sou cristao só vejo ele jogando pra platéia, bolsonaro tem prazer em fazer confusão, sabemos quem é o pai da confusão e da discórdia, ele não me representa!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CadêCloroquina?

    ± 3 dias

    A igreja evanélica está desesperada atrás de dinheiro. Dia destes recebi uma ligação de uma igreja, que abandonei há 10 anos. Guardaram meu telefone em algum lugar. Quando perguntaram meu nome e disseram quem era, falei palavrões e pedi que nunca mais ligassem pra mim. A igreja evangélica é um negócio, que se apropriou de algo supostamente não comercial, mas que também era. E quem vai nas águas da igreja, enriquece o pastor e o dono da igreja. E não adianta alertar o crente, que não aceita a realidade dos fatos. Crente é crente, até que algo grande aconteça e a fé desapareça, do mesmo jeito que apareceu. Dinheiro, ouro, prata, é isto que a igreja quer. Fora a lavagem de $ que acontece.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Estevan Lacerda

    ± 3 dias

    queria entender porque a maioria das pessoas que comentaram aqui estão julgando sem nem ter lido e ficam falando coisas que não sabem

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    M.SANTANA

    ± 3 dias

    É muito importante neste momento de várias crises, saber a opinião dos juristas evangélicos sobre apoio político???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J.A.O

    ± 3 dias

    Todos os ganhos sociais são conquistados por meio de ações e esforços individuais de seus cidadãos, pois é da necessidade de suprir os próprios anseios que se funda uma sociedade prospera e livre. Nesse contexto não se deve levar em conta a opinião de "associação" desconhecida, pesando ainda contra ela o fato de que não foi elevada a essa condição por seus representados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CadêCloroquina?

      ± 3 dias

      Eita gado, te emenda!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zenão

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      JOAO PYPCAK FILHO

      ± 3 dias

      Você já imaginou em que canoa furada estaríamos sem a imprensa? Sem a imprensa livre, hoje, não saberíamos das atrocidades cometidas pela ditadura militar. Vamos aos fatos: Foram 500 mil brasileiros investigados, 50 mil presos, 11 mil acusados, 10 mil torturados, 5 mil condenados, 4862 cassados e 475 brasileiros mortos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Meireles

    ± 3 dias

    Vamos lá. Primeiro temos que ter em mente que a tal associação não representa o mundo evangélico, nem mesmo uma minúscula fração dele. Já temos problemas. Cristãos verdadeiros não compactuam com ideias marxistas. Seria como aceitar que pastores e líderes cristãos sejam ao mesmo tempo evangélicos e maçônicos, as ideias não se encaixam, entende? O representante da associação falou, falou muito de igrejas neopentecostais, mas aceita que cristãos sejam marxistas, também não se encaixam. Em suma, falou falou, e?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      CadêCloroquina?

      ± 3 dias

      blablabla. Religião é uma coisa e política é outra. Pelo menos deveria ser, o Estado laico. Você mistura política com religião, ser cristão e ser marxista. Quanta bobagem. O indívidio é livre para professar o que achar conveniente, inclusive ser cristão e marxista, ou, ser cristão sem ser marxista. É por estas e outras que este país tá na lama, com o povo desdentado e cheio de piolho, com algumas poucas exceções. Situe-se!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Estevan Lacerda

      ± 3 dias

      Acho que você não entendeu. Leia de novo

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Doarcy Junior

    ± 3 dias

    mistura explosiva ... politica e religião ... o pior que dai acho que não sai nem um nem outro ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 3 dias

    O Capetão Bozo é isso aí que o mundo está vendo, ou seja, O MAL VERDADEIRO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Ivan S Ruppell Jr

    ± 3 dias

    Essa dupla de farsantes nem Juristas são... deveriam ler a Biblia onde Jesus ensina que um Homem de caráter deve dizer Sim, sim e Não, não e o que vier enrolado em falácias e engodos vem do Maligno, o Diabo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • C

      CadêCloroquina?

      ± 3 dias

      muuuuuu. mais um gado do Bozo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Estevan Lacerda

      ± 3 dias

      Do que vc tá falando Ivan , vc nem entendeu que juristas que estão contra tudo isso

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rubens Farias

      ± 3 dias

      Você deve ser ovelhinha da igreja caça-níquel ao qual o jurista citou, que tem aquele asqueroso que não faz nada na vida passa o dia todo na TV enrolando os otarios.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Salo

    ± 3 dias

    Para criar uma associação basta algumas pessoas redigiram um estatuto e registrar. Escolher um nome que impressione e se apresentar como representativa. Daí achar alguém que consiga colocar na imprensa suas opiniões, de uma ou poucas pessoas. Assim, tais associações não são representativas, não tendo valor as opiniões. Não falam em nome de ninguém a não ser de seus dirigentes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano

    ± 3 dias

    É batata. Falou que "defende a democracia", pode ter certeza que no resto do texto a pessoa vai dizer o que os outros podem fazer, falar ou pensar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Ivan S Ruppell Jr

    ± 3 dias

    Antônio Carlos Costa é petista e fez um vídeo afirmando que os Cristãos que votaram em Bolsonaro nem deveriam ser considerados assim após as eleições. Dá pra entender a sua falsidade e falácia quando ele não cita o comunismo e socialismo como movimentos autoritários e assassinos que devem ser combatidos pelos cristãos. Uziel e AC Costa não representam ninguém na Igreja Evangélica brasileira e sua retórica oportunista com discurso saído das penas de Ze Dirceu pra causar confusão com falácias no meio religioso é uma peça e texto claramente ideológicos; estes mesmos que estão calados diante do aborto e da supressão da identidade do ser que seus colegas desenvolvem no país. Afora a corrupção

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Salissa Mendonça Souto

    ± 3 dias

    A questão é que a igreja protestante tem inúmeras denominações, então cada um faz o que quer. A igreja católica apesar de ter direções centrais também tem seus probemas com a teologia da libertação. Outra coisa: a bancada evangélica está aí e não vejo posicionamento dessas instituições contra a atuação dela, que já teve até líderes envolvidos com esquemas de corrupção.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GUSTAVO

    ± 3 dias

    Eles poderiam se manifestar se as seguinte falas e atitudes do Bolsonaro estão de acordo com os evagelios : bandido bom é bandido morto; morreram 6000 mil? E daí? Sou messias, mas não faço milagre; olha, eu não sou coveiro; ter confessado no cqc prática de zoofilia;

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elias Quadros

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    jaimeguaira

    ± 3 dias

    Há uma visão de parte da sociedade que a Igreja é um santuário, ou que Cristão se considerem "santos", pelo contrário, vejo como um Hospital de almas, aberto a Todos que procuram uma cura Espiritual, e como tal sujeita a Todo e qualquer tipo de "intempéries".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jurandir Santana

    ± 3 dias

    Existe um preconceito velado, ninguém é citado por ser católico, corintiano ou qualquer outra posição mas se for evangélico vai ter uma cobrança diferenciada como a ministra Damares que foi alvo de todo tipo de ofensas e não teve defesa por parte da imprensa. Para os cristãos seria muito bom separar o joio do trigo e investigar com rigor todo charlatanismo com rigor, sem apadrinhamento político

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lagertha Ingstad

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo E L

    ± 3 dias

    Logo teremos o "Evangelistão" ou "República Evangélica do Brasil"... Sem problemas, desde que não acabem com a cerveja, está valendo kkkk Tá óquei?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • D

      Doarcy Junior

      ± 3 dias

      kkkk se acabar a cerveja .... acho que o Brasil vai quebrar literalmente

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 3 dias

    Taí. Bolsonaro cristão é mera persona que ele veste para ludibriar seus eleitores para apenas angariar votos. Somam-se a isso a falta de virtudes cristãs e repisadas demonstrações de pecados capitais, como soberba, ódio e inveja além de disseminar discórdia e conflitos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogerio_Selva

    ± 3 dias

    Mera guerra de poder. E isso as igrejas evangélicas entendem muito bem. Essa é mais uma. Alguém sentindo-se prejudicado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.