• Carregando...

Leia mais sobre o assunto

Funcionários da Junta Comercial são presos por suspeita de envolvimento com bingos

Leia reportagem completa

Empresários presos suspeitos de corrupção na Junta Comercial são soltos

Leia reportagem completa

Cinco das sete pessoas presas por suspeita de corrupção na Junta Comercial do Paraná, com o objetivo de facilitar o funcionamento de casas de bingos no estado, foram soltas nesta sexta-feira. Na quinta-feira, Ricardo Fontana Scarpin e Arthur José Nunes Lanzoni já haviam sido soltos por problemas de saúde.

Nesta sexta, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) concedeu habeas-corpus aos sócios do extinto bingo Village Batel, os empresários Celso Luiz Lanzoni, de 55 anos, e Luiz Antônio Scarpin, 55, para o contador Ericson Macedo Gaio, 36, e por extensão aos dois servidores da Junta - João Luiz dos Santos, 41, e o assistente da Coordenadoria Regional de Comércio da Jucepar, Marcus Antônio Cury. Os dois servidores são acusados de receber R$ 10 mil dos empresários para dar celeridade na alteração contratual do bingo.

A idéia da polícia era justamente contrária à liberação dos presos. No início da tarde, por telefone, o delegado Róbson Barreto, do Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce), disse que muito provavelmente seria pedido na justiça, ainda nesta sexta, a prorrogação por mais cinco dias da prisão temporária dos empresários Celso Luiz Lanzoni e Luiz Antônio Scarpin, e do contador Ericson Macedo Gaio.

Apesar da soltura, Barreto afirma que todos os presos foram ouvidos e que outras testemunhas, citadas pelos detidos, também foram ouvidas. "Conseguimos muita informação com os documentos apreendidos e com os depoimentos desses novos personagens", disse o delegado.

Em depoimento, ainda segundo Barreto, os empresários negaram qualquer tipo de irregularidade envolvendo a casa de bingo. Entretanto, ressalta o delegado, quando foram perguntados sobre o trâmite na Junta Comercial, "todos parecem sofrer de amnésia". Tanto os empresários como o contadores e os servidores refutam o pagamento de R$ 10 mil para acelerar o processo de alteração contratual.

A investigação do Nurce vai se basear agora nas informações colhidas nos depoimentos. Paralelamente a isso, o Nurce vai tentar a quebra de sigilo bancários dos dois servidores da Junta Comercial para tentar comprovar o recebimento da propina. "É um processo que demanda tempo", disse Barreto, que não descartou novas prisões sobre o caso na próxima semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]