• Carregando...

Rio de Janeiro – Oitenta e quatro policiais militares já foram presos até o dia 29 de março deste ano por terem infringido o Código Processual Penal ou o Código Penal Militar. Um PM é preso a cada 25 horas, aproximadamente. Além disso, neste mesmo período, a média de policiais militares expulsos da corporação aumentou, se comparado com os anos anteriores.

De acordo com levantamento feito pela Corregedoria Interna da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, foram feitas 1.008 prisões de policiais militares desde o início de 2004. Esses números não englobam prisões administrativas como as sofridas, por exemplo, por policiais que se atrasam constantemente.

Se o ritmo de detenções continuar, o número de policiais militares presos em 2007 vai chegar a 350, maior do que em 2006, quando 334 PMs foram presos, mas menor que em 2005, quando o número chegou a 355. A Polícia Militar informou que tem atualmente 38.386 homens.

O envolvimento de policiais em crimes já levou à exclusão de 541 PMs desde 2004. Só neste ano, foram 57 demitidos. De acordo com o corregedor-chefe da Polícia Militar, coronel Paulo Ricardo Paul, a expulsão é feita depois da conclusão de um procedimento administrativo disciplinar que comprove que o militar se comportou de maneira indigna com a ética da corporação. Em casos mais graves, a expulsão pode ser determinada independentemente da conclusão do procedimento pelo juiz do caso.

A média de demissões aumentou este ano. A cada dez dias, 6,4 policias foram demitidos este ano. Ano passado, essa taxa ficou em 5,7, e em 2005, em 5,3.

Ao todo, foram aplicadas 1.471 punições disciplinares, quase 17 por dia, até o dia 29 de março deste ano. Média menor que a do ano passado, quando foram realizadas 10.800 punições, cerca de 30 por dia. A maioria das punições – englobando demissões, advertência, e prisões – é por homicídios, porte ilegal de arma e concussão, isto é, a extorsão praticada por funcionário público.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]