• Carregando...
Trabalhadores retiram manualmente a resina sintética que vazou de caminhão acidentado na Curva da Santa | Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
Trabalhadores retiram manualmente a resina sintética que vazou de caminhão acidentado na Curva da Santa| Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo

Depois da liberação da pista no quilômetro 671 da BR-376 (trecho Curitiba–Garuva), no município de Guaratuba, o trabalho agora é de limpeza do Rio São João, que recebeu aproximadamente 5 mil dos 26 mil litros de resina sintética que vazaram do caminhão que se envolveu em um acidente na manhã de sábado no ponto conhecido como Curva da Santa. A limpeza do rio deve terminar amanhã, segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O trabalho está sendo feito por uma empresa contratada pela transportadora responsável pela carga.

A resina sintética que vazou no rio é inflamável e tóxica e é usada na formulação de tintas, segundo informou o IAP. Como ela não dilui, fica concentrada em pontos do rio e os trabalhadores estão retirando o produto manualmente. A água do Rio São João abastece a cidade de Garuva (SC). Até a tarde de ontem, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) não tinha informações sobre qualquer tipo de contaminação que exigisse alguma alteração na forma de tratamento da água.

O IAP coletou amostras da água do Rio São João e encaminhou para análise. O objetivo, segundo a assessoria de imprensa, é verificar a qualidade da água e apurar se o acidente afetou a vida aquática. O laudo deverá estar pronto em 15 dias. Só a partir daí o IAP vai avaliar qual procedimento deverá ser adotado contra a empresa transportadora, além do valor da multa que será aplicada.

Rodovia

O quilômetro 671 da BR-376 voltou a ser parcialmente bloqueado na manhã de ontem. Por volta das 10 horas, duas das três faixas da pista no sentido Paraná–Santa Catarina foram fechadas para limpeza do asfalto. A operação não provocou filas, segundo a Polícia Rodoviária Federal. A rodovia foi completamente liberada ainda ontem.

O acidente que provocou o derramamento do produto aconteceu no sábado de manhã. Uma pessoa ficou ferida e o engarrafamento na região chegou a cerca de 20 km.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]