• Carregando...
Ministro Gilberto Occhi visita a ponte destruída pela chuva na Rodovia Mábio Palhano, em Londrina | Marcus Ayres/Gazeta do Povo/
Ministro Gilberto Occhi visita a ponte destruída pela chuva na Rodovia Mábio Palhano, em Londrina| Foto: Marcus Ayres/Gazeta do Povo/

Mais de uma semana depois do temporal que causou muita destruição no Norte do Paraná, a área rural de Londrina ainda sofre com problemas de acesso. Diante da situação, a prefeitura está firmando uma parceria com o Exército, que vai auxiliar nos reparos dos danos causados pela forte chuva.

De acordo com comunicado emitido pelo município, o 5.º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado confirmou a intenção de enviar 30 homens para Londrina. Pelo acordo de cooperação técnica, essa equipe – que virá de Porto União (SC) – fará a instalação de uma ponte articulada sobre o Rio Taquara, no Patrimônio de Guairacá.

Esse equipamento funcionará de forma provisória, até a construção de uma nova ponte pela prefeitura. “Hoje, Guairacá não está mais isolado. No entanto, o acesso para a comunidade está precário e pode piorar se chover. Essa ponte permitirá reestabelecer o tráfego naquela região”, explicou o secretário municipal de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães.

Antes da instalação da ponte, os militares também vão disponibilizar uma balsa inflável com capacidade de transporte de 15 toneladas, podendo levar pessoas e veículos. A montagem desta balsa deve levar em torno de dez dias a partir do início dos trabalhos.

Liberação

Segundo o prefeito Alexandre Kireeff (PSD), os militares estão organizando todos os preparativos e equipamentos necessários para a instalação da balsa e da ponte, mas aguardam a liberação do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (Coter) de Brasília, para se deslocar até Londrina.

“Os técnicos do Exército estiveram aqui na semana passada e fizeram vistorias na região. O projeto já está desenhado, os contatos [com o comando] já foram feitos via Defesa Civil estadual e toda a parte formal já está cumprida. Agora, só aguardamos que o Ministério da Defesa autorize essa intervenção”, explicou Kireeff.

Prejuízos já chegam perto dos R$ 100 milhões

Em Londrina, relatório preliminar divulgado na terça-feira (19) pela prefeitura aponta um prejuízo de R$ 92,9 milhões com o temporal da semana passada. Isso inclui perdas e avarias em 34 pontes, danos em 400 quilômetros de estradas rurais, problemas em 78 escolas – sendo que 13 foram interditadas -, prejuízos em 15 unidades de saúde e 507 residências, além da destruição dos parques Arthur Thomas e Daissaku Ikeda.

O documento foi entregue pelo prefeito Alexandre Kireeff para o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, que esteve em Londrina na terça para se reunir com representantes da região e verificar os estragos. O município aguarda pelo reconhecimento da situação de emergência para que os recursos federais e estaduais sejam liberados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]