• Carregando...

Rio de Janeiro - A maioria das delegacias do país presta atendimento inadequado à população, se­­gundo pesquisa da Terceira Semana de Visitas às Dele­gacias da Aliança Global dos Centros Acadêmicos e Orga­nizações Não Gover­namen­tais (Altus). Os dados mostram que apenas Brasília e Rio têm unidades consideradas adequadas no país.

O estudo avaliou serviços de 235 delegacias de polícia de nove estados, além de unidades de outros 18 países, no período de 26 a 30 de outubro de 2009. Essa é a terceira edição da pesquisa, realizada também em 2001 e 2007. Apesar disso, não é possível comparar os resultados, uma vez que houve mudança na metodologia utilizada.

"No item ‘transparência e prestação de contas’, as delegacias ainda divulgam muito pouco do que fazem", afirma a coordenadora na­­cional da pesquisa, Ludimila Ribeiro. Ela ainda destacou que as condições de detenção são precárias na maioria das delegacias do Brasil. "Em algumas delas, os presos não têm identificação, falta sala para recepcionar advogados e familiares, os presos não têm direito a visita regular, falta limpeza nas celas, além de haver celas superlotadas", diz.

Desempenho

Foram avaliados o Distrito Federal e os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará, Pará e Goiás. A delegacia com me­­lhor desempenho foi a 23.ª Delegacia Policial (Meier, Rio de Janeiro), se­­gundo a pesquisa. Apesar disso, ela foi avaliada apenas como adequada, em uma classificação que varia entre totalmente inadequado, inadequado, adequado, mais do que adequado e excelente.

Segundo Ludimila, a 23.ª DP tem condições materiais excepcionais, é limpo, organizado e bonito, além de ser construído e mantido de acordo com as regras mínimas para o tratamento do preso provisório. Além disso, o delegado realiza reuniões semanais com lideranças comunitárias na tentativa de aproximar a delegacia da comunidade.

Inovação

Apesar do bom desempenho da 23.ª DP, nenhuma delegacia do país conseguiu alcançar avaliação acima da adequada. A média nacional ficou como inadequada. A pesquisa não divulgou quais delegacias do país apresentaram o nível "totalmente inadequado" de atendimento. Em segundo lugar ficou o 2.º Distrito Policial de Por­­to Alegre (RS), seguido pelo 37.º DP (Campo Limpo) de São Paulo. O certificado pa­­ra as melhores delegacias será entregue em 16 de março, du­­rante o quarto encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em São Paulo.

No caso do 37.º DP, a pesquisa destacou a inovação, com a criação de uma brinquedoteca, que oferece brinquedos e livros para as crianças da região. Outro destaque de inovação foi o curso de defesa pessoal para idosos oferecido pela 12.ª DP, de Copacabana, no Rio, já que esta faixa etária é a que mais apresenta ocorrências no bairro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]