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Confira em que ruas as novas funções dos radares serão ativadas

- Avenida Affonso Camargo (sentido Jardim Botânico), na saída da Rodoferroviária

- Avenida Affonso Camargo (sentido Mariano Torres) com Rua General Carneiro

- Avenida Água Verde com Avenida República Argentina

- Avenida Comendador Franco com a Linha Verde e Rua Luiz Carlos Pereira da Silva

- Rua Engenheiros Rebouças com a Rua Conselheiro Laurindo

- Avenida Erasto Gaertner com Rua Francisco M. Albizu

- Avenida das Indústrias com Rua Senador Accioly Filho

- Avenida das Indústrias com Rua Pedro Gusso

- Rua Ivo Zanlorenzi com Avenida Mario Tourinho

- Avenida João Gualberto com Rua da Glória

- Avenida João Gualberto com Rua Luiz Leão

- Avenida Kennedy com Rua Rio de Janeiro

- Avenida Kennedy com Rua Santa Catarina

- Rua Lothário Meissner, 632 (sentido BR 277) com rua Jorge Meyer Filho e Linha Verde

- Rua Lothário Meissner, 632 (sentido Centro) com Linha Verde e Rua Jorge Meyer Filho

- Avenida Mariano Torres com Avenida Sete de Setembro

- Avenida Mascarenhas de Moraes (sentido Atuba) com Rua Livio Petterle

- Avenida Mascarenhas de Moraes (sentido Santa Cândida) com Rua com Livio Petterle

- Rua Otávio Saldanha Mazza, com Rua Waldir de Jesus

- Rua Padre Agostinho com Rua Francisco Rocha

- Rua Padre Agostinho com Rua Visconde do Rio Branco

- Avenida Paraná com Rua Estados Unidos

- Rodovia PR-092, com Rua Carmelina Cavassim

- Rua Saint Hilaire com Avenida Getúlio Vargas

- Rua São João com Avenida Mascarenhas de Moraes

- Avenida Victor Ferreira do Amaral com rua Paulo Kissula

- Avenida Victor Ferreira do Amaral com rua Konrad Adenauer

- Rua Deputado Joaquim José Pedrosa com Rua dos Funcionários

A partir da zero hora de sábado (7), 28 radares, que já estão instalados em Curitiba, passam a registrar avanço de sinal vermelho e parada na faixa de pedestres. Com essas novas funções, a capital passa a ter 33 aparelhos preparados para registrar outras ocorrências, além do excesso de velocidade.

Os equipamentos que têm essas funções estão instalados em cruzamentos onde o fluxo de pedestres é grande. Além destes 33 radares, outros 12 com as novas funções já estão instalados, mas, por enquanto, multam apenas os motoristas que excedem a velocidade permitida. As funções de fiscalização em parada na faixa de pedestres e avanço de sinal vermelho não estão em operação. Anteriormente, a Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) não havia especificado que estes 12 radares não estavam operando em todas as funções, mas a informação foi esclarecida nesta sexta-feira (6) pela empresa.

Ao todo, Curitiba já tem 98 radares em operação. Até o final do processo de implantação, a cidade deverá ter 140 radares. A previsão inicial era de que todos estariam em operação até o final de junho. De acordo com a Urbs, todos os radares em funcionamento estão aferidos pelo IPEM/INMETRO e foram sinalizados.

Infrações

De acordo com a Urbs, no primeiro mês de funcionamento, os cinco radares em que as funções de fiscalização de parada na faixa e avanço de sinal vermelho já estavam ativadas registraram 1.170 flagrantes de irregularidades. A maioria dos motoristas, 1.078, furou o sinal vermelho. Já os outros 92 pararam na faixa de pedestres.

O maior número de infrações foi registrado na Avenida Brasília, no bairro Novo Mundo. Em um mês, 393 motoristas foram multados por avanço do sinal vermelho e 20 por parada na faixa de pedestres.

Avanço em sinal vermelho é considerado uma falta gravíssima pelo Código Nacional de Trânsito. Além da multa de R$ 191,54, o motorista perde sete pontos na carteira de habilitação. Parar na faixa de pedestres é uma infração média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na habilitação.

Contratos

A substituição dos 110 aparelhos instalados em 1999 está prevista no contrato entre a prefeitura e a Consilux, empresa que administra os radares há 12 anos e que venceu a licitação para seguir operando o sistema. A Urbs informou que todos os radares velhos já foram retirados da cidade. Entre dezembro e fevereiro, os radares ficaram desligados, depois de uma determinação judicial. O desligamento atendeu ao pedido do Ministério Público, que contestava um aditivo contratual firmado entre a Urbs e a Consilux. Em janeiro deste ano, a Consilux foi declarada a vencedora da nova licitação. De acordo com a prefeitura, a manutenção da empresa no gerenciamento dos radares deve gerar uma economia de R$ 9 milhões nos dois anos de contrato. Pela proposta, a Urbs pagará R$ 725 mil por mês à Consilux – valor que seria 34% a menos do que o previsto no edital.

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