• Carregando...

Dois novos casos da gripe A H1N1 foram confirmados na região de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, nessa terça-feira (7), de acordo com o 33º Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA). Dessa forma, o Paraná já tem 35 casos confirmados da nova gripe, segundo informações da Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo estadual.

Um dos casos foi de um jovem que esteve na Argentina e no Paraguai, e teve os sintomas da doença a partir de 23 de junho. Segundo a Sesa, o rapaz já passou do período de isolamento domiciliar e já voltou à rotina normal.

A segunda situação foi de uma criança que pertence a uma família em que já haviam sido detectados outros dois casos da doença. A confirmação foi feita a partir de critérios clínicos/epidemiológicos. O menino passou a apresentar os sintomas da doença em 30 de junho e também já retornou às suas atividades.

Até o momento 137 situações em que havia possibilidade da doença foram descartadas. Outros 391 casos são suspeitos e estão sendo monitorados.

Os 35 casos da gripe suína foram confirmados nas seguintes regiões do estado: Curitiba (18), Ponta Grossa (8), Foz do Iguaçu (2), Londrina (1), Cascavel (1), Toledo (1), Pato Branco (1), Apucarana (1), Umuarama (1) e Maringá (1).

A SESA salientou ainda que os resultados dos exames podem demorar até dez dias, por causa da grande quantidade de exames. O órgão afirmou também que não há motivo para suspensão de aulas e demais atividades.

A recomendação da Sesa é para que todas as pessoas que retornaram de viagens ao exterior, ou tiveram contato com pessoas que viajaram, e tiverem sintomas como febre, tosse e dor no corpo - no prazo de dez dias – procurem um posto de saúde e comuniquem sobre o caso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]