• Carregando...
Manifestação durou cerca de uma hora | Christian Rizzi/Gazeta do Povo
Manifestação durou cerca de uma hora| Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo

Um grupo de manifestantes, formado por brasileiros do Movimento Rural dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e da Via Campesina, além de paraguaios do Conselho Nacional de Organizações Populares (Conop), do Movimento dos Sem-Teto do Paraguai e da Frente Social Popular, bloqueou por cerca de uma hora a passagem de veículos na Ponte da Amizade na manhã desta quinta-feira (26). O ato na principal ligação entre a cidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, e Ciudad del Este, no Paraguai, foi realizado em apoio à demanda do governo de Fernando Lugo, presidente paraguaio, pela revisão do Tratado de Itaipu.

Os brasileiros chegaram antes, por volta das 10 horas, e fecharam apenas a pista no sentido Brasil-Paraguai. Após a chegada dos paraguaios, a interdição passou a ser total. Representantes dos dois países discursaram no meio da ponte. De acordo com Roberto Baggio, líder do MST, a manifestação faz parte do calendário mundial de mobilizações, definido no Fórum Social Mundial, que aconteceu em Belém, no Pará, no mês de fevereiro. Segundo ele, a soberania paraguaia sobre a energia gerada por Itaipu é bandeira que deve ser empunhada também por brasileiros, uma vez que seria fundamental para a integração dos países da América Latina.

O protesto foi pacífico e não gerou maiores confusões. Agentes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanharam o movimento. Por volta das 11 horas, o grupo dispersou, dando fim ao protesto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]