Dois aviões quase colidiram no ar na tarde desta quinta-feira, 19. Um, da companhia aérea Azul, fazia o voo 5114 entre Campinas (SP) e o Aeroporto Santos Dumont, no Rio. O outro ainda não foi identificado. Numa área de responsabilidade do controle de tráfego de São Paulo, os aviões seguiam em rotas próximas quando o Sistema Anticolisão de Tráfego (TCAS) dos dois teria sido acionado.
O equipamento, que se comunica com outros aviões, informa ao piloto os procedimentos para evitar uma colisão - numa aeronave, indica que o comandante suba e no outro, que desça. No acidente do avião da Gol com o Legacy, em setembro de 2006, o sistema estava desligado no jato da Embraer.
De acordo com nota da Azul, o voo 5114 "teve de desviar seu percurso durante o trajeto por conta de outra aeronave, que seguia em rota próxima". "A companhia esclarece que essa é uma ação preventiva e visa conferir a segurança de suas operações." O procedimento, no entanto, não é corriqueiro. A Aeronáutica, responsável pelo controle do tráfego aéreo, anunciou que foi instaurada uma investigação "para apurar os fatores contribuintes e que os profissionais foram afastados, preventivamente, até a conclusão da investigação, conforme previsto em normas."
-
Como a inflação está desestabilizando a América do Sul
-
Bolsonaro vai a “lanchaciata” e diz que só “imbecil” chama atos pró-governo de antidemocráticos
-
Governo prevê investimento privado trilionário nos próximos anos. Para onde vai o dinheiro
-
Frases da semana: “Hoje eu sou uma madrinha que defende a vida, que protege a vida”
Preso por ordem do STF em 2021, jornalista ainda não sabe por qual crime é investigado
Daniel Silveira muda estratégia de defesa e designa nova advogada. Saiba o que deve mudar
Governo federal lança plataforma com cursos gratuitos sobre família e educação
Câmara pode votar regime de urgência para PL sobre regulamentação do homeschooling