• Carregando...
Marcha pela vida
Em sua 15ª edição, a Marcha Nacional pela Vida é organizada pelo Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil Sem Aborto.| Foto: Reprodução/brasilsemaborto.org

A 15ª Marcha Nacional pela Vida será realizada nesta terça-feira (7), em Brasília, a partir das 14h. O evento, que é organizado pelo Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil Sem Aborto, ocorre em um momento crucial para a defesa da vida no mundo, com avanços como a sinalização de que a Suprema Corte norte-americana poderá revogar a permissão para o aborto nos EUA, mas retrocessos como a descriminalização do aborto na Colômbia e a legalização na Argentina.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

A repercussão das decisões de outros países poderá tornar a discussão sobre o aborto ainda mais candente no Brasil nos próximos anos. Para bem ou para mal, os representantes escolhidos pelo povo nas eleições de 2022 terão papel crucial na direção que o assunto tomará. Por isso, o tema da edição nacional da Marcha pela Vida neste ano eleitoral é “A vida depende do seu voto”.

Allan Araújo, organizador do evento, afirma que o principal objetivo será incentivar os eleitores a “procurar identificar a posição dos candidatos em relação a esses temas”. “O que acontece, muitas vezes, é que nós fazemos atos públicos por uma legislação mais humana mas, depois, na hora de votar, elegemos cidadãos que não partilham dessa ideia. Queremos falar diretamente com o eleitor”, diz.

O número de participantes da edição deste ano da Marcha pela Vida é pouco previsível, segundo Araújo, especialmente depois de dois anos do evento longe das ruas. “Houve uma desmobilização”, afirma. Nas últimas edições presenciais, cerca de três mil pessoas participaram da marcha na capital federal. Nos Estados Unidos, um evento parecido mobilizou mais de 100 mil pessoas em Washington em janeiro de 2022.

A concentração para o evento em defesa da vida ocorrerá em frente ao gramado da Biblioteca Nacional. A edição deste ano marca a volta da marcha às ruas, já que nos últimos dois anos, por conta da pandemia, o evento foi realizado virtualmente.

Um dos principais pleitos dos participantes da marcha será a aprovação do Estatuto do Nascituro. O projeto de lei que busca instituí-lo – o PL 478/2007 – está na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. “Estamos muito empenhados nessa aprovação”, afirma o organizador da marcha.

Para ele, o Brasil poderia se tornar um exemplo para países vizinhos caso aprovasse o PL. “Guardadas as proporções, assim como nos Estados Unidos, se reverterem a decisão (Roe vs. Wade), vai ter um impacto significativo no mundo como um todo, a gente imagina que o Brasil é referência na América do Sul. Se a gente conseguir avançar uma legislação pró-vida aqui, acho que abre espaço para que outros países possam caminhar no mesmo sentido”, diz.

Na noite da segunda-feira (6), às vésperas da Marcha pela Vida, um jantar promocional do evento será realizado a partir das 20h na churrascaria Potência do Sul, em Brasília. Para reservar uma mesa, o interessado deve enviar um e-mail para a Associação Nacional da Cidadania pela Vida (Adira): contatoadira@gmail.com.

15ª Marcha Nacional pela Vida
Dia: terça, 7 de junho;
Horário: 14h;
Local: em frente ao gramado da Biblioteca Nacional, em Brasília;
Compartilhe: Cartaz de divulgação da 15ª Marcha Nacional pela Vida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]