• Carregando...

Um cidadão nascido em Costa do Marfim é acusado pela polícia de ter aplicado uma série de "golpes do emprego" em migrantes do Haiti, que vivem em Curitiba. Segundo as investigações, o marfinense se passava por um agenciador, que oferecia às vítimas emprego em uma cidade do Canadá. Os haitianos chegaram a pagar milhares de reais ao falso agente, mas as vagas de trabalho não existiam. Até a tarde desta quinta-feira (20), pelo menos 12 vítimas já haviam sido identificadas.

O caso começou a ser investigado na quarta-feira (19), depois que um haitiano registrou boletim de ocorrência no 1º Distrito Policial (DP), no Centro de Curitiba. A vítima relatou que pagou R$ 5 mil a um homem chamado "Bob", em troca de passagens aéreas e de um emprego no Canadá. O agenciador, no entanto, desapareceu depois de receber o dinheiro.

Ainda na quarta-feira, a polícia identificou outros quatro haitianos que teriam caído no "golpe do emprego". Com base nas informações, os investigadores localizaram, no bairro Santa Cândida, a casa do acusado – identificado como Bob Hamel Deenee, de 40 anos – que foi reconhecido pelas vítimas.

"Ele se passava por canadense para aplicar os golpes e se aproveitava da necessidade dos haitianos para lesá-los. Em relação ao dinheiro, ele disse que já repassou, que já não está mais com ele. Vamos aprofundar as investigações", disse o delegado Vinícius Borges Martins.Preso

Na garagem da casa de Bob, estava estacionado um veículo com alerta de roubo. Por conta disso, ele foi preso em flagrante por receptação. Em 2012, o marfinense já havia sido detido, acusado de aplicar um golpe semelhante: na ocasião, ele oferecia intercâmbios nos Estados Unidos, a estudantes de inglês.

Além de estelionato, o marfinense vai responder por estelionato e por aliciamento para fins de imigração. Bob permanece detido na carceragem do 1º Distrito Policial. A polícia tenta identificar outras vítimas e averigua se há participação de outras pessoas na série de golpes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]