• Carregando...
Os novos imóveis são referentes tanto aos terrenos quanto às áreas com construção, como residências, prédios habitacionais e comerciais e industriais | Divulgação/PMM
Os novos imóveis são referentes tanto aos terrenos quanto às áreas com construção, como residências, prédios habitacionais e comerciais e industriais| Foto: Divulgação/PMM

Ao longo deste ano, Maringá teve pelo menos 4,2 mil novos cadastros imobiliários. A quantidade foi obtida com base no número de carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2012 que serão distribuídos a partir da próxima quarta-feira (2). Serão entregues aproximadamente de 135 mil guias, um aumento de 3,2% na comparação com o volume distribuído no início deste ano.

Os novos imóveis são referentes tanto aos terrenos quanto às áreas com construção, como residências, prédios habitacionais e comerciais e industriais. Vale ressaltar que alguns proprietários de imóvel têm direito a isenção do imposto e, por isso, o número de cadastros imobiliários é possivelmente maior.

Segundo o diretor tributário da Secretaria de Fazenda, Nelson Pereira da Silva, o IPTU 2013 terá um aumento de 6,56% em Maringá e segue a inflação do ano passado, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Outras mudanças no valor dependem de ampliações ou reduções realizadas nos imóveis. No IPTU de 2012, a atualização havia sido de 5,79%.

Descontos no IPTU para pagamentos à vista

A Prefeitura espera receber cerca de R$ 100 milhões em pagamentos de IPTU no início do próximo ano. O valor é equivalente ao pagamento do imposto dos 135 mil imóveis registrados na cidade. Para isso, o Município novamente concederá descontos para os contribuintes que pagarem o imposto à vista. "Quem efetuar o pagamento integral até 24 de janeiro terá um desconto de 15%. Já a segunda cota com 10% poderá ser paga até 14 de fevereiro", explicou Silva.

Para quem optar pela forma parcelada, a primeira prestação deve ser quitada até o dia 24 de janeiro. As guias para as três formas de pagamento serão distribuídas pelos Correios entre os dias 2 e 21 de janeiro. Nos dias 22 e 23, elas podem ser retiradas diretamente na prefeitura ou pelo site do município.

Este ano, aproximadamente 99 mil contribuintes de Maringá efetuaram o pagamento do IPTU à vista, totalizando R$ 47 milhões. O volume era referente a 76% dos imóveis cadastrados no até então.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]