• Carregando...
Principal motivo que faz com que a classe fique na irregularidade é a exigência do curso de pilotagem | PMM
Principal motivo que faz com que a classe fique na irregularidade é a exigência do curso de pilotagem| Foto: PMM

Apenas quatro dos 154 mototaxistas cadastrados na Secretaria dos Transportes (Setran) de Maringá (Setran) estão em situação regular, com a carteira da secretaria. A informação foi confirmada na tarde desta sexta-feira (13), pelo gerente de terminais e concessões da Setran, José Maria Bernardelli.

São 154 mototaxistas cadastrados, mas a prefeitura estima que haja cerca de 250 em Maringá. O principal motivo que faz com que a classe se mantenha na irregularidade é o curso de pilotagem exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), oferecido por duas escolas do Município com o custo médio de R$ 450.

Mesmo com tantos profissionais sem a carteira da Setran circulando pelas ruas do Município, a Setran não pode multá-los, já que o Contran deu prazo até 4 de agosto deste ano para que todos se regularizem. Enquanto isso, só quatro estão qualificados para ser mototaxista em Maringá.

"Nosso maior objetivo é manter a segurança da população. Temos medo de acontecer algo com profissionais não cadastrados, mas precisamos esperar o prazo dado pelo governo para eles se regularizarem. Provavelmente vão deixar para a última hora", disse Bernardelli.

A partir do dia 4 de agosto, a Setran vai iniciar o processo de orientação, notificação e multas. Bernardelli recomenda à população que, ao solicitar o serviço de um mototaxista, exija a apresentação da carteira da secretaria, pois é a prova de que o motorista atendeu a todas as exigências do governo.

Principais documentos exigidos dos mototaxistas pelo governo

- Documentos pessoais (RG, CPF e Certidão de Nascimento);

- Certidão negativa;

- Curso de pilotagem;

- Seguro de vida do piloto (em caso de acidentes o seguro do passageiro é bancado pelo Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, o DPVAT).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]