• Carregando...

A dengue é uma doença característica de períodos quentes, mas o mosquito não tem dado trégua nos últimos dias, mesmo com as baixas temperaturas. Os hospitais de Maringá continuam recebendo pacientes com os sintomas. Nesta sexta-feira (21), a Secretaria de Saúde divulgou os dados sobre a doença e constatou que apenas na última semana, 354 casos foram confirmados, embora isso não signifique que todos os doentes tenham sido infectados nos últimos sete dias.

"O perigo da doença ainda continua. Nós recebemos pessoas com dengue e algumas para internação ou complicação. Nós não podemos baixar a guarda para o mosquito. Mesmo com frio, os cuidados continuam os mesmos", alertou Rosemeire Ruiz, diretora do Hospital Municipal de Maringá.

No total, já são 1.542 casos confirmados de dengue em 2010. Entre o dia 14 e esta sexta-feira (21), 354 exames ficaram prontos e atestaram laudo positivo para a doença. As unidades de saúde fizeram 5.600 notificações ao longo do ano. Um paciente morreu e um menino de treze anos está internado com suspeita de dengue hemorrágica.

A Prefeitura de Maringá está fechando o cerco contra a doença e já multou, neste ano, 86 pessoas que foram negligentes no combate aos focos do mosquito da dengue. O número já é bem maior que o do ano passado inteiro, quando apenas 11 pessoas foram punidas.

De acordo com secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi, as multas são aplicadas desde 2007, quando a lei municipal que prevê essa penalidade foi aprovada. Ele explica que o morador (ou comerciante) pode ser multado a partir da segunda visita dos agentes ambientais, que realizam a fiscalização em todas as casas do município.

"Se, na primeira visita os agentes encontram focos, os moradores são orientados a fazer a limpeza e são, também, notificados", conta. "Se, na segunda visita, que pode acontecer de 15 a 30 dias depois, os agentes constatarem que nada foi feito, a multa é aplicada."

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o valor da primeira multa é sempre de R$ 500. Se a situação permanecer nas visitas seguintes, mais multas são aplicadas, com valores variados.

Se a limpeza foi feita, mas de modo inadequado, o valor pode ser menor. Se os focos são os mesmos da primeira visita, o valor pode chegar a R$ 1 mil. Nardi acrescenta que os moradores podem entrar com recursos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]