• Carregando...

Paranavaí registrou, nesta quinta-feira (22), o menor índice de umidade relativa do ar no Paraná. Por volta das 16 horas, a estação do Instituto Tecnológico Simepar no município marcava 13%, considerado "estado de alerta" pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

No mesmo período, o Simepar registrou umidade de 22% em Maringá, 26,7% em Umuarama, 25,8% em Campo Mourão e 19% em Diamante do Norte. De acordo com o meteorologista Tarcísio Costa, os baixos índices devem se manter até sábado (24). "No final de semana, a região vai receber um massa de ar frio que deve elevar um pouco os índices de umidade."

No entanto, Costa afirma que a melhora na sensação de umidade deve durar apenas até a segunda-feira (26). "O problema é que no início da semana chega outra onda de ar frio, mas dessa vez a massa será seca."

Segundo o meteorologista, há exatamente um mês não chove forte na região. "Em 10 de agosto houve um registro de 0,2 milímetros de chuva em Maringá. Isso é insignificante para mudar a sensação de ar seco."

Alerta

A baixa umidade do ar exige cuidados especiais com a saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como ideal a umidade do ar superior a 60%. Segundo a OMS, índice um pouco acima dos 30% é considerado estado de observação. Entre 30% e 20%, o estado é considerado de atenção, com a exigência de alguns cuidados especiais. De 19% a 12%, a OMS considera estado de alerta, e abaixo de 12%, o alerta é máximo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]