i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Maringá

Comércio abre as portas durante a noite a partir desta segunda-feira

Mesmo com crise, a expectativa para dezembro é de que as vendas apresentem um tímido crescimento

  • PorHélio Strassacapa
  • 08/12/2008 07:40

O comércio de Maringá passa a funcionar em horário diferenciado a partir desta segunda-feira (8) para atender a população que vai às ruas para as compras de Natal. Até o dia 23 de dezembro, as lojas vão estar de portas abertas das 8 horas às 22 horas, durante a semana, e aos sábados até as 18 horas. A expectativa da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) é de que as vendas em dezembro deste ano fiquem entre 4% e 6% acima do que em dezembro de 2007.

Embora o comércio em Maringá ainda ensaie uma melhora, antes da crise financeira mundial a expectativa era de que o crescimento para esse Natal fosse entre 20% e 25% superior ao Natal do último ano, explicou Maximiliano Silvestrelli, vice-presidente para assuntos de franquia da Acim. Já na comparação com meses onde o movimento é considerado normal, o faturamento deve dobrar. "Não podemos deixar que o Natal seja um Natal de crise", afirmou.

A melhora, ainda que tímida, é reflexo do planejamento que Acim e os empresários programaram para dezembro. Além das mudanças no horário de atendimento, os lojistas investiram pesado na decoração da cidade, cerca de R$300 mil no total. "Fizemos a campanha iluminada da Acim e essa decoração natalina gera um estímulo extra para pessoa sair ver as vitrines", disse Silvestrelli.

A Prefeitura de Maringá também contribuiu para a iluminação da cidade. O investimento foi de aproximadamente R$ 250 mil, 50% a mais do que em 2007.

Segundo a Acim, os presentes que são as maiores apostas para o Natal serão roupas, brinquedos, bebidas e telefones celulares. "Apresentam preços bem flexíveis e bastante de acordo com o bolso de cada cliente", disse Silvestrelli sobre a venda de celulares.

A expectativa que talvez não seja alcançada é a de contratações de empregados temporários para o período do Natal, mas a justificativa é uma boa notícia. Durante o ano foram contratados cerca de 10,2 mil novos funcionários no comércio e no setor de serviços em Maringá, bem acima dos 8 mil que se esperava.

Vale lembrar também que no último domingo antes do Natal (21), o comércio de rua vai funcionar das 13 horas às 19 horas. Já os supermercados ficarão abertos das 9 horas às 16 horas. As lojas vão optar por abrir até as 18 horas nos dois primeiros sábados do mês. A Polícia Militar vai aumentar seu efetivo para garantir a segurança durante o período em que o comércio abrir à noite.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.