• Carregando...
Em 2007 o ex-deputado já havia sido preso por outros crimes | Arquivo/Gazeta do Povo
Em 2007 o ex-deputado já havia sido preso por outros crimes| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Acusado de ser o chefe de uma organização criminosa responsável por contrabando e descaminhos de cigarros estrangeiros, o ex-deputado estadual Nilton Cesar Servo foi preso em Uberlândia (MG) na manhã desta sexta-feira (24). Além dele, outras onze pessoas foram detidas em várias cidades durante a Operação Bituca, coordenada pela Delegacia de Polícia Federal em Guaíra. Entre os envolvidos capturados, estão dois filhos e a cunhada de Servo. A mulher do ex-deputado também teve sua prisão decretada, mas está foragida.

De acordo com o delegado Raimundo Francisco Castanon, da PF de Guaíra, 18 mandados de prisão foram expedidos pela Justiça Federal de Umuarama, sendo que 12 foram cumpridos nas cidades de Curitiba, Iporã, Alto Piquiri, Cascavel e Naviraí (MS). Servo foi preso no estado de Minas Gerais enquanto estava em trânsito, voltando de Brasília para o Paraná.

Os familiares do ex-deputado foram detidos em Nova Esperança, região Noroeste, por agentes da Polícia Federal da Delegacia de Maringá, onde devem ficar até serem levados para Guaíra. Outro com prisão decretada, mas que permanece foragido, é o terceiro filho de Servo.

As investigações tiveram início depois de três apreensões ocorridas de março para cá, que totalizaram 2.598 caixas de cigarro paraguaios.

Em 2007, Operação Xeque-mate

Não é a primeira vez que Servo é preso pela Polícia Federal por envolvimento com atividades criminosas. Em 2007, ele e um dos filhos eram acusados de comandar a "máfia dos caça-níqueis" no Brasil. O ex-deputado também seria o chefe de cinco grupos diferentes de empresários de casas de bingos, que participavam da distribuição de propinas.

O caso ganhou repercussão pelo suposto envolvimento de Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão do presidente Lula. Vavá e servo eram amigos.

Carreira política

Além de ter sido deputado estadual no Paraná na legislatura de 1991 a 1995, Servo foi candidato à Prefeitode Maringá em 1996, mas não foi eleito. Em 1998, candidatou-se a senador e novamente não teve sucesso. Já em 2002 obteve 12 mil votos como candidato a deputado estadual, mas novamente não foi eleito.

A última campanha mal sucedida foi para o cargo de prefeito na cidade de Sorriso/MT.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]