• Carregando...

Outro lado

O diretor administrativo da Faculdade Alvorada, Carlos Alberto Oliveira, afirmou que a instituição está tomando medidas para resolver os problemas apontados pelo MEC. "Garantimos que nenhum aluno será prejudicado", disse.

A reportagem entrou contato com a Unifamma, mas o responsável por comentar o caso estava em reunião durante a manhã.

O Ministério da Educação (MEC) arquivou o pedido de reconhecimento de quatro cursos de graduação da Faculdade Alvorada de Tecnologia e Educação de Maringá e um da Faculdade Metropolitana de Maringá (Unifamma). A medida foi anunciada durante a noite de quinta-feira (3), atinge outros 329 cursos de todo o país e tem validade de um ano, segundo a assessoria de imprensa do MEC. O arquivamento foi determinado para as instituições que foram mal avaliadas no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado nesta semana.

Os cursos atingidos em Maringá são os seguintes: Biologia, Farmácia, Turismo e Nutrição (Faculdade Alvorada) e Educação Física (Unifamma). A assessoria de imprensa do MEC informa que as duas instituições firmarão um protocolo assumindo o compromisso de, em 12 meses, melhorar a infraestrutura da instituição e dos cursos, para que os pedidos de reconhecimento sejam retomados.

O IGC varia entre 0 e 500 (contínuo) e 1 e 5 (faixas). No índice contínuo, a Faculdade Alvorada somou 169 e a Unifamma, 194. Ambas receberam nota 2 no índice de faixas - o arquivamento dos pedidos de reconhecimento foi determinado para todas as entidades com nota inferior a 3.

O MEC anunciou ainda outras sanções, como a suspensão de vestibular ou transferência de alunos, medida que atinge a Faculdade Espírita, de Curitiba, e mais três instituições. Outros 78 cursos terão de reduzir em até 30% as vagas de ingresso. No total, cerca de 2,5 mil vagas em 83 cursos de graduação serão cortadas e 357 cursos deixarão de ser abertos.

O IGC é uma compilação de diversos dados do MEC que avalia anualmente a qualidade de cursos de graduação, doutorado e mestrado. O índice considera critérios como o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a infraestrutura das instituições e a qualidade dos professores e do programa pedagógico das avaliadas.

UEM lidera no PR

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) teve, pelo segundo ano seguido, a melhor avaliação no IGC entre entre as universidades do Paraná, com 343 pontos, o que lhe deu a 21ª posição no ranking nacional. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é a segunda do estado, seguida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Mais informações em breve

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]