• Carregando...
Maioria dos beneficiários deixou de fazer a pesagem que é uma exigência para a continuidade do pagamento do Bolsa Família | Divulgação Prefeitura de Maringá
Maioria dos beneficiários deixou de fazer a pesagem que é uma exigência para a continuidade do pagamento do Bolsa Família| Foto: Divulgação Prefeitura de Maringá

Do total de 6.001 famílias beneficiárias do Bolsa Família em Maringá, 1.800, quase 30%, ainda não fizeram o recadastramento para continuar recebendo o benefício. Em Sarandi, das 3.246 famílias, quase metade também não compareceu para regularizar a situação. O prazo para fazer o recadastramento nas duas cidades vai até sexta-feira (31).

As famílias que correm risco de ficar de fora do programa do governo federal são aquelas que não compareceram às unidades de saúde dos municípios para fazer o acompanhamento de peso, uma das contrapartidas exigidas dos beneficiários pelo governo federal. A pesagem é obrigatória para todas as mulheres em idade fértil e crianças e adolescentes de ambos os sexos até 15 anos e é acompanhada durante o ano nos postos de saúde.

De acordo com a gerente do programa Bolsa Família em Maringá, Cleide Botan Filipin, no início do mês, 2.399 cartões corriam risco de serem suspensos, mas o número caiu para 1.800 nesta quarta-feira (29). "Estamos atendendo em média, 200 pessoas por dia nesta semana. Esperamos regularizar praticamente todas as famílias com pendências, mas elas precisam comparecer à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) até esta sexta", diz.

Ainda segundo Cleide, o governo federal vai disponibilizar mais 3.900 benefícios do Bolsa Família para Maringá no mês de agosto.

A gestora do programa em Sarandi, Aparecida Rodrigues Schwarz diz que existem 3.246 beneficiários no município. No início do mês, 1.921 cartões corriam risco de bloqueio. Ela não soube dizer para quanto esse número caiu, mas informou que também está atendendo, em média, 200 pessoas por dia para o recadastramento. "Precisamos que a população compareça urgentemente para regularizar a situação. São famílias carentes que não podem perder o benefício", lembra.

Os interessados em regularizar o Bolsa Família, em Maringá, devem ir até a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), localizada na Rua Joubert de Carvalho, 127. Já em Sarandi, basta comparecer às unidades de saúde e fazer as pesagens. É necessário levar a Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho.

Outro problema em Sarandi

Desde janeiro a prefeitura da cidade está deixando de receber cerca de R$ 5,4 mil por mês porque não entregou ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) o relatório que atesta a contrapartida das famílias que recebem o benefício, no segundo semestre de 2008.

O MDS trabalha com um sistema chamado Índice de Gestão Descentralizada (IDG), em que as prefeituras, que são responsáveis pela administração dos recursos do Bolsa Família em seus municípios, são obrigadas a repassar uma confirmação de pelo menos 85% das exigências que as famílias são obrigadas a cumprir para serem mantidas no programa. O Bolsa Família distribui aproximadamente R$ 200 mil por mês em Sarandi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]