• Carregando...
Halo solar de baixa intensidade podia ser observado por volta das 15 horas desta segunda-feira em Maringá | Tatiane Salvatico
Halo solar de baixa intensidade podia ser observado por volta das 15 horas desta segunda-feira em Maringá| Foto: Tatiane Salvatico

Interatividade

Você tirou fotos do halo solar em Maringá? Mande para a seção Foto do Leitor da Gazeta Maringá!

O halo solar, que havia se formado no céu de Maringá na última sexta-feira (11), voltou a aparecer nesta segunda-feira (14).

De acordo com especialistas, o fenômeno surge em torno do Sol quando as nuvens estão mais altas. "A luz do Sol reflete nas partículas dessas nuvens e gera um efeito como se fosse um arco-íris", explicou o presidente do Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal), Miguel Fernando Moreno, em entrevista na semana passada.

Mesmo com o céu parcialmente nublado, por volta das 15 horas desta segunda-feira (14) podia-se ver o fenômeno na região da Zona 5, em Maringá. No entanto, a intensidade do fenômeno era menor do que a registrada na sexta-feira (11) na cidade.

Segundo o presidente do Gedau, o halo não é considerado um fenômeno raro e acontece também em torno da lua. "Raro é as pessoas notarem", afirma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]