• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Mineiro de Guiricema, Alécio Carlos da Silva, o Neuto, ganhou a vida ao lado do cunhado com quem formou a dupla Niuto e Neuto, famosa pelas músicas sertanejas de raiz. Eles se conheceram no início da década de 1960 em uma fazenda em Santo Anastácio (SP), onde trabalhavam nas lavouras de café. Após vencer diversos concursos promovidos por rádios do interior de São Paulo e do Paraná, Niuto e Neuto foram convidados a participar do programa de Nhô Zé, na Rádio Nacional, em 1966.

Com o reconhecimento promovido pelo veículo mais importante da época, em 1967, a dupla gravou o primeiro LP pela Venba, produtora, também, de Wanderléia e de Jair Rodrigues. No mesmo ano, se apresentaram no 1º Festival Record de Música Sertaneja como músicos convidados.

A esposa Neusa lembra que o sucesso conquistado fez com que o marido viajasse muito. Para matar a saudade, Neuto tentava levar a família durante as turnês mais curtas. As viagens eram embaladas pela música Estrela Dalva, sucesso de Niuto e Neuto da época, e pelos luxuosos hotéis e restaurantes frequentados pela dupla.

No entanto, como os momentos em família se tornaram cada vez mais raros, Neuto resolveu abandonar a carreira na capital paulista e morar em Paranavaí, na região Noroeste do Paraná, onde a família da esposa vivia. Na cidade, trabalhou na produção de artistas da região e em programas da Rádio Paranavaí, onde era conhecido como o "comandante Neuto". Em outubro de 2009, foi homenageado com o troféu "Personalidade cabocla" oferecido pela Fundação Cultural de Paranavaí. Deixa mulher, dois filhos e três netos.

Dia 30 de março, aos 70 anos, em decorrência de complicações de uma angioplastia, em Arapongas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]