• Carregando...

A partir desta quinta-feira (11), a Justiça Federal de Maringá não está mais recebendo processos em papel. O órgão adotou um sistema eletrônico, chamado de E-proc, que permite que todas as ações sejam ajuizadas pela internet, dispensando o uso do papel. A cerimônia de apresentação do novo sistema aconteceu na quarta-feira (10), na Câmara de Vereadores.

No início da semana, o E-proc já havia sido instalado em Umuarama, Paranavaí e Campo Mourão. Até o fim do mês, o sistema será adotado pela Justiça de Londrina, Guarapuava e União da Vitória. A medida está prevista em uma resolução de 2004 do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que atende os três estados da região Sul.

Conforme o site da Prefeitura de Maringá, para acessar o sistema eletrônico, o usuário precisa de um cadastro prévio e de uma senha. A Justiça Federal calcula que, na 4ª Região, receba cerca de 25 milhões de processos por ano. Com o E-proc, espera-se eliminar 50 milhões de quilos de papel anualmente.

Outra consequência do sistema será o aumento da velocidade de trâmite dos processos, que devem ficar 70% mais rápidos, conforme disse ao site da Prefeitura de Maringá o presidente da Comissão de Aperfeiçoamento do Processo Judicial Eletrônico, Sérgio Renato Tejada Garcia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]