• Carregando...
Banheiros devem ser reformados e nova lanchonete pode ser inaugurada até o fim do ano | Ricardo Lopes/Prefeitura Municipal de Maringá
Banheiros devem ser reformados e nova lanchonete pode ser inaugurada até o fim do ano| Foto: Ricardo Lopes/Prefeitura Municipal de Maringá

Os estudos que investigavam a causa da morte nos macacos do Parque no Ingá foram concluídos e o resultado apontou a herpes como vírus responsável pelos óbitos. Com isso, a Secretária de Estado de Saúde do Paraná (Sesa) enviou ofício à Prefeitura de Maringá e autorizou a reabertura do parque, mas a administração vai aproveitar para concluir as obras de revitalização do local. A expectativa é que Parque do Ingá seja reaberto para visitação no fim do ano. As informações constam de nota oficial divulgada pela prefeitura na tarde desta quinta-feira (23).

O vírus da herpes foi o único agente etiológico detectado nas amostras retiradas dos animais mortos. Comum em humanos, foi transmitido aos macacos. O prosseguimento das obras foi autorizado porque a doença não oferece risco aos trabalhadores.

O Parque do Ingá, maior área verde urbana aberta à visitação de Maringá, completou no dia 16 de julho três meses de interdição. O local foi fechado em abril, depois que oito macacos morreram no parque – hoje já são 20 os primatas mortos. No início de junho, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) afirmou, em nota enviada à Secretaria Municipal de Saúde, que o parque poderia ser reaberto em dez dias, o que não ocorreu.

Os primeiro exames que ficaram prontosdescartaram a suspeita inicial de febre amarela e também de outras doenças, como dengue e febre hemorrágica (boliviana, argentina, brasileira e venezuelana). Também foram concluídos estudos que apontaram que os macacos tinham herpes 1 e 2.

Fechamento

O fechamento do parque foi determinado pela Sesa, em acordo com as secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente, pois havia a suspeita de que os animais tivessem febre amarela, o que poderia contaminar os visitantes.

No período em que permaneceu fechado, o parque deixou de receber cerca de 25 mil visitantes – a média, nesta época do ano, é dois mil visitantes por dia. "O fechamento traz um certo prejuízo para a cidade, porque as pessoas vêm visitar Maringá e encontram o parque fechado. Mas, por outro lado, o maringaense está valorizando mais o parque, cobrando que sele seja reaberto. Acho que o morador da cidade está redescobrindo esse espaço", afirma o gerente administrativo do Parque do Ingá, Mauro Nani.

A primeira morte aconteceu no dia 1.º de abril. Entre os 20 primatas mortos, 19 são saguis e um é um macaco prego – este por outros motivos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]