• Carregando...

No Paraná, 100 mil doses devem ser aplicadas

A Secretaria da Saúde de Maringá estendeu em três dias o período de vacinação de professores e funcionários de instituições de ensino contra a Gripe A H1N1. O prazo terminaria nesta sexta-feira (18), mas, com a medida, o grupo poderá receber a dose até segunda-feira (21), nos 26 pontos de vacinação do município.

A enfermeira e gerente de epidemiologia do município, Janete Veltrini Fonzar, afirma que as instituições de ensino informaram os nomes de 15 mil pessoas que deveriam tomar a vacina. Do primeiro dia da imunização para esse grupo, 14 de junho, até esta sexta-feira (18), quase 3 mil receberam a dose. "A quantidade aparentemente baixa não quer dizer que os funcionários não querem se vacinar, porque muitos deles já se imunizaram nas outras etapas da campanha", explica.

Janete afirma que o Ministério da Saúde enviou 10 mil doses da vacina para Maringá, no dia 11 de junho. No Paraná, 100 mil devem ser aplicadas. Como a maior parte desse lote ainda está em estoque, o município decidiu estender o prazo para o grupo atual se vacinar. Na segunda-feira (21), deve ser divulgado um novo balanço da abrangência da cobertura da campanha.

Até o momento, mais de 211 mil pessoas foram vacinadas em Maringá. Este número, no entanto, pode incluir moradores de outros municípios que vieram receber a dose em Maringá.

É necessário apresentar holerite, declaração da instituição ou documento com foto para ser imunizado. A eficácia da vacina, segundo Janete, é de 96%.

Casos de gripe

Até o dia 11 de junho, 18 casos de contaminação e uma morte por Gripe A H1N1 foram registrados em Maringá.

A gerente de epidemiologia diz considerar que a situação está sob controle. "Apesar da situação favorável, as pessoas devem continuar tomando cuidados de higiene, manter os locais ventilados, entre outros cuidados, para evitar que o número de casos da gripe aumente", alerta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]