• Carregando...

Nesta quarta-feira (26) Maringá deve receber a primeira visita de um membro da delegação japonesa de futebol com foco na avaliação da cidade como possível centro de treinamento para a Copa do Mundo de 2014.

Após ser desclassificada da Copa das Confederações, a delegação abriu a agenda para conhecer melhor alguns locais e, segundo o diretor do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau (MRC&VB), Fernando Rezende, partiu da própria comitiva japonesa a iniciativa de visitar a cidade. "Eles nos ligaram e fizeram questão de vir para Maringá. Isso nos deixou muito contentes e otimistas."

De acordo com Rezende, durante a visita deverá ser realizada uma vistoria no Estádio Willie Davids, na região da Vila Olímpica, hotéis, e demais áreas que sejam decisivas para a seleção conhecer a potencialidade da cidade para ser o centro de treinamento.

Há três anos foi fundado o Comitê Maringaense Copa 2014 que se reúne periodicamente para promover ações com o objetivo de estreitar o contato com as seleções e fazer o convite para conhecerem a cidade. Em 2012, eles estiveram no Japão com o foco de prospectar Maringá como centro de treinamento, e em outubro deste ano devem retornar ao país para reforçar a proposta.

"A visibilidade que a cidade pode ter é muito grande. A vinda da seleção para cá vai colocar nosso centro da Vila Olímpica em evidência no mundo esportivo, mostrando o potencial da cidade para receber grandes eventos", ressaltou Rezende. "A cidade só tem a ganhar e o turismo de eventos só tem a crescer", concluiu.

Primeira reunião despertou interesse dos japoneses

Os representantes da Comitê Maringaense Copa estiveram reunidos com membros da Associação Japonesa de Futebol (JFA – Japan Football Association), no último dia 13 em Brasília (DF), onde a seleção asiática estava hospedada para disputar a Copa das Confederações.

A comissão passou informações que mostraram o potencial da cidade para receber a seleção, citando, inclusive, a cultura nipônica que é representativa em Maringá. O grupo foi recebido pelo vice-presidente executivo da JFA, Tashima Kohzo. De acordo com o prefeito Roberto Pupin, Kohzo citou que dentre todas as cidades que eles conheceram, duas chamaram a atenção. O vice-presidente, no entanto, não citou os nomes.

O deputado federal Luiz Nishimori (PSDB), que também participou da reunião, declarou na ocasião que a decisão de uma possível visita pode sinalizar o interesse dos membros pelo Município. "Pela conversa, tenho certeza que vão querer conhecer a cidade. Disseram que tudo isso ainda depende da tabela e de qual sede disputarão os jogos", comentou. O sorteio dos grupos da Copa do Mundo será em 6 de dezembro, quando todos os classificados já forem conhecidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]