• Carregando...

Uma nova manifestação deve tomar as ruas de Maringá nesta quinta-feira (20). Apesar de o Instituto Tecnológico Simepar prever chuva para todo o dia, usuários do Facebook afirmam que irão se mobilizar novamente, independente do mau tempo. Até o início da noite de quarta-feira (19), cerca de 4,5 mil pessoas haviam confirmado presença em cinco eventos agendados pela rede social. Em todas as organizações, o novo protesto está agendado para as 17h30 em frente ao Terminal Urbano Rodoviário, como ocorreu na terça-feira (18).

A utilização de nomes diferentes nos eventos– Terceiro Ato: Manifestação conta o aumento; Manifestação contra a impunidade; Ato nacional – Maringá; Terceira manifestação em Maringá #vemprarua e O gigante acordou (Maringá) – mostra que as reivindicações são bastante diversificadas e exigem desde a redução da tarifa de ônibus e a divulgação da planilha de custos da empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), responsável pelo serviço de transporte coletivo da cidade, até o combate à corrupção.

André Ferrari, que está entre os organizadores do evento Manifestação contra impunidade, disse que haverá uma reivindicação para a não aprovação da PEC 37 – que visa limitar o poder de investigação do Ministério Público. Além disso, Ferrari salientou que o protesto deverá ser apartidário. "Na manifestação de terça-feira ficou claro a opinião dos manifestantes quando quase dois terços decidiram espontaneamente não seguir uma bandeira." Ferrari afirmou que diante da falta de liderança, ele se dispôs a ficar à frente do protesto. "Mas eu não sou uma liderança, não sou ligado a nenhum partido. Me coloquei à disposição de coordenar porque foi necessário quando os organizadores, ligados a um partido político, quiseram levar o crédito da mobilização."

Fernando Delabio, um dos organizadores do evento Ato nacional – Maringá disse que está em negociação com os organizadores dos outros atos registrados no Facebook. "Estamos conversando com todo o pessoal que marcou ato para amanhã. Ainda não tem trajeto definido, provavelmente isso será visto na hora."

Em todas as páginas de evento, participantes questionavam a eliminação de uma página que, segundo eles, continha mais de 7 mil pessoas confirmadas para o evento de quinta-feira. Segundo André Ferrari, a página foi eliminada por um organizador ligado a um partido político. "Não vou nem falar com sigla, mas o cara se apresentou como amigo, como manifestante e foi colocado como administrador. Mas ele foi lá e apagou o evento."

Outros eventos, ainda com menor adesão nas redes sociais, estão programados para ocorrer no sábado (22). Há divergências de horários neste dia, alguns manifestantes defendem o ato para o meio-dia e outros para o final da tarde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]