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Os ministros Paulo Passos (Transportes) e Paulo Bernardo (Comunicação) devem chegar à região Noroeste do estado nesta quinta-feira (2) para a assinatura da ordem de serviço da BR-487, conhecida como Estrada Boiadeira. A previsão é que ambos estejam às 10h30 em Cruzeiro do Oeste, a aproximadamente 130 quilômetros de Maringá. O diretor geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), Jorge Fraxe, não confirmou presença, segundo a assessoria do Dnit.

A ordem de serviço a ser assinada, segundo a assessoria do Ministério dos Transportes, é para a construção e pavimentação da BR-487. Após a assinatura da ordem de serviço os ministros seguem para Foz do Iguaçu, onde às 15h30 entregam a restauração da BR-469.

O trecho rodoviário da BR-469 entre Porto Camargo (na Divisa com o Mato Grosso do Sul) e Campo Mourão, passando por Cruzeiro do Oeste, tem extensão de 186,9 km e foram divididos em 5 lotes de construção. A assessoria do Ministério dos Transportes não informou quais lotes serão contemplados com a assinatura da ordem de serviço.

Estrada Boiadeira: uma obra que já dura 25 anos

A BR-487 ligaria a região a Porto Camargo, no Mato Grosso do Sul, servindo de alternativa para o transporte de produtos agropecuários do estado vizinho para as indústrias do Paraná ou para o Porto de Paranaguá.

Os trabalhos de pavimentação da Estrada Boiadeira já duram quase 25 anos. O asfaltamento da rodovia foi iniciado em 1986 e, desde então, passou por várias interrupções. Em 2003 o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a suspensão da obra por causa de suspeitas de fraude na licitação. Seis anos se passaram até que as obras fossem retomadas pelo Governo Federal.

As obras foram reiniciadas mais uma vez em março de 2009, no trecho entre Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste. No entanto, o TCU identificou uma alteração indevida no contrato das obras, e, seis meses depois da retomada, dos trabalhos, as obras na Boiadeira foram mais uma vez interrompidas.

Somente 30 quilômetros entre Campo Mourão e o distrito de Nova Brasília (em Araruna), estão prontos. Falta asfaltar 40 quilômetros de Nova Brasília a Cruzeiro do Oeste e todo restante do trecho, cerca de 75 quilômetros até o Mato Grosso do Sul.

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