• Carregando...

Quem vai chegar primeiro ao destino traçado pelo 1.º Desafio Intermodal de Maringá, ônibus, carro, moto ou bicicleta? Qual é o veículo mais poluente? E qual é o mais saudável? As repostas para as perguntas serão conhecidas nesta quinta-feira (17), durante o Desafio Intermodal. O objetivo do evento encabeçado pelo Movimento Bicletada Maringá é mostrar a necessidade de uma política urbana de mobilidade que dê ao transporte não-motorizado a devida atenção.

No Desafio Intermodal os meios de transporte vão percorrer um trajeto de quase cinco quilômetros entre a Praça 7 de Setembro (Praça do Peladão) e Praça Farroupilha. O trajeto será feito pelas principais ruas e avenidas da cidade. Quem chegar primeiro vence a disputa.

De acordo com o geógrafo, Fernando Manosso, membro do Movimento Bicletada, deverão participar duas pessoas para cada categoria de veículo. "Cada um vai poder escolher o trajeto que vai fazer. O intuito é saber quem vai fazer o percurso em menos tempo, não importa o caminho.", disse. Nosso trânsito está muito complicado e congestionado. Queremos chamar a atenção do poder público para que seja incentivado o uso de meios de transporte alternativos."

Além da cronometragem do tempo, a organização do evento vai avaliar a poluição de cada meio de transporte, o custo e fazer uma análise junto aos participantes sobre o nível de satisfação dos participantes com os veículos utilizados. O desafio será realizado às 18 horas com largada na Praça 7 de Setembro. Manosso espera que o resultado do desafio seja o mesmo que aconteceu na capital: bicicleta venceu as três edições.

Curitiba

Pela terceira vez consecutiva um ciclista foi o vencedor do Desafio Intermodal realizado no dia 1º de setembro, em Curitiba. O desafio foi realizado três vezes na capital do estado. O evento contou com a participação de 13 participantes: dois corredores, dois pedestres, um portador de necessidades especiais (cadeirante), dois usuários de ônibus, dois ciclistas, dois motociclistas e dois motoristas de carros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]