• Carregando...

Paranavaí e Cianorte

Outros municípios do Noroeste também anunciaram paralisação das aulas nesta sexta.

A Secretaria Municipal de Educação de Cianorte decidiu suspender as aulas temporariamente em todas as escolas da rede municipal em razão da gripe A. Para os quase seis mil alunos das 13 escolas municipais, a medida começa a vigorar a partir da próxima segunda-feira (3) com retorno no dia 10. De acordo com o professor Pedro Edgar Moreno Aguilera, secretário de educação, "trata-se de uma medida preventiva, pois não temos nenhum caso confirmado da gripe H1N1 entre os estudantes ou professores", afirmou.

Paranavaí

Já foram registrados em Paranavaí 69 casos suspeitos de estarem com a gripe A. A divulgação de que existe um caso confirmado da gripe na cidade fez aumentar a procura no ambulatório municipal montado para tratar especialmente da doença. Seguindo orientação da Secretaria de Estado da Educação, o prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti se reuniu com profissionais da Saúde e da Educação e decidiu pela suspensão provisória, a partir desta sexta com retorno no dia 10, das aulas na rede pública municipal, incluindo as creches.

Tira-dúvidas

A Gazeta do Povo vai ajudar a esclarecer as principais dúvidas dos leitores sobre a gripe A H1N1. Clique aqui para mandar a sua pergunta. As questões selecionadas serão respondidas por especialistas e publicadas na versão impressa e on-line do jornal.

- Confira as respostas das questões já enviadas pelos leitores

- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A

Veja também

Pelo menos 24 municípios ligados à Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) suspenderam as aulas nesta quinta-feira (30). Associação nesta sexta (31) aguardava que outras cidades da região adotassem a mesma medida, incluindo Maringá. Uma das últimas prefeituras a anunciar a paralisação foi a de Sarandi. Nesta sexta, a Secretaria de Educação Municipal informou que 7,5 mil estudantes das escolas municipais de Sarandi 1,5 mil crianças dos Centros de Ensino Infantis vão ficar sem aulas a partir de segunda-feira (3) até dia 10 de agosto.

Segundo a secretaria , a decisão de suspender os estudos ocorreu depois da baixa presença dos alunos da rede municipal nesta sexta (31), após anúncio da paralisação das aulas na rede estadual na quinta.

A secretária de educação, Alessandra Valéria Brandani disse que a paralisação das instituições estaduais foi determinante para a suspensão das aulas em Sarandi. "Só 50% dos alunos da rede municipal compareceram. Muitos pais preferiram não encaminhar os filhos para aula porque as escolas estaduais pararam", disse. "Como metade não veio para aulas, resolvemos paralisar também."

Ainda de acordo com a secretária, a decisão foi tomada depois de uma reunião com diretores dos colégios e responsáveis pelos estudantes. "Muitos pais ligaram questionando por que a rede pública não iria parar já que a rede estadual parou. Mas a interrupção também é uma medida de prevenção", explicou.

Alessandra afirmou que durante a suspensão das aulas, os professores irão receber orientações que devem ser repassadas aos alunos e aos pais. "Vamos confeccionar folhetos informativos para orientar sobre como se prevenir contra a gripe A", afirmou. Sarandi ainda não tem nenhum caso registrado da nova gripe. O presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e prefeito de Munhoz de Mello, Gilmar Bekendorf dos Santos (PMDB), informou que 24 municípios da região acordaram em suspender as aulas na quinta, mas disse que outras cidades da região devem seguir a medida. Munhoz de Mello também paralisou as aulas da rede municipal de ensino.

Maringá

Na quinta-feira diretores da rede particular de ensino de Maringá decidiram que vão manter as aulas nas escolas particulares. A resolução foi tomada durante assembleia entre o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Estado do Paraná (Sinepe/NOPR) e as instituições filiadas. Ao contrário dos colégios estaduais e das principais universidades da cidade, que suspenderam os estudos nesta quinta com medo da proliferação da gripe A, as aulas na rede particular vão continuar. As aulas na rede municipal também continuam normalmente.

UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) anunciou nesta sexta-feira que vai divulgar o resultado do Vestibular de Inverno 2009 somente pela internet. A fixação de listas com o nome dos aprovados em diversos locais da cidade, como já é tradição, não será realizada, para evitar grandes aglomerações, que facilitam a transmissão do vírus influenza, responsável pela gripe A (H1N1).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]