• Carregando...

Votação em Cândido de Abreu

João Peda Soares (PSDB)4.937 votos (50,53%)

Josnei Erivan Freitas (PMDB)4.833 votos (49,47%)

- Eleitores registrados: 12. 444

- Votos apurados: 10.229 (83,54%)

- Votos válidos: 9.770

- Votos em branco: 101

- Votos Nulos: 358

- Abstenções: 2.015 16,46%

A escolha do prefeito de Cândido de Abreu, região Central, em eleição suplementar realizada neste domingo (13), colocou em palanques opostos dois pré-candidatos ao governo do estado. Faltando pouco mais de 10 meses para escolha do governador, Beto Richa (PSDB) e Orlando Pessuti (PMDB) tiveram a chance de testar nas urnas a popularidade de suas legendas.

Eles participaram de comícios e carreatas em apoio de João Peda Soares (PSDB) e Josnei Erivan Freitas (PMDB), adversários na eleição fora de época que escolheu o prefeito da cidade.

Em seu reduto político tradicional, Pessuti esteve três vezes na cidade nosúltimos 40 dias, inclusive na véspera do pleito. Ele participou docorpo-a-corpo durante a campanha e visitou localidades na região rural do município.

O vice-governador destacou, contudo, que não está em campanha para 2010, e que o resultado da eleição para prefeito em Cândido de Abreu não pode ser tomado como uma prévia para sucessão ao Palácio do Iguaçu. "Cada município tem uma realidade. Se tomarmos a visão de Curitiba teremos um resultado. Em Cândido de Abreu pode ser outro. O eleitor agora vai escolher o prefeito (de Cândido de Abreu) e isso não interfere na questão estadual", disse Pessuti, na manhã de sábado (12) .

Ao ser questionado, o vice-governador concordou sobre a importância dos pequenos colégios eleitorais do interior do estado na hora de decidir o nome do próximo governador. "Tivemos aqui uma sobra de 2,5 mil votos, mesmo com a oposição no poder. Com o Josnei (candidato do partido na eleição deste domingo) podemos fazer uma diferença muito maior".

Nas eleições de 2006, Roberto Requião venceu o segundo o turno com uma diferença de 10 mil votos em todo o estado. Apenas em Cândido de Abreu, onde votam 12 mil eleitores, Requião abriu vantagem de 2,5 mil votos sobre Osmar Dias.

Beto Richa visitou a cidade na quinta-feira (10) e participou de carreata junto com o candidato e correligionários locais. A assessoria disse que o prefeito de Curitiba não está em campanha e essa foi mais uma das visitas que estão sendo realizadas no interior com o objetivo de fortalecer o partido, entender as demandas das regiões e compor um plano de desenvolvimento que está sendo traçado.

A assessoria explicou ainda que o convite foi feito pelo diretório do PSDB em Cândido de Abreu e que é natural que Richa desse apoio ao candidato do seu partido.Segundo o promotor eleitoral de Cândido de Abreu, Leandro Antunes Meireles Machado, o Ministério Público esteve sempre atento às questões que envolveram a campanha eleitoral na cidade, mas que nenhuma denúncia sobre campanha antecipada envolvendo pré-candidatos foi registrada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]