• Carregando...

Programação das Instalações

- Dia 8/12

Santa Cruz do Monte Castelo (local: Casa da Cultura)

- Dia 9/12

Querência do Norte (local: Prefeitura Municipal)

- Dia 10/12

Marilena (local: Câmara Municipal de Marilena)

- Dia 11/12

Paranavaí (local: Praça dos Pioneiros)

A partir da próxima terça-feira (8), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), instalará 23 bibliotecas rurais (conhecidas como Arca das Letras) para assentamentos e comunidades rurais de quatro municípios da região Noroeste do Paraná. As bibliotecas começam a ser distribuídas em Santa Cruz do Monte Castelo, onde cinco unidades serão instaladas.

Já no dia seguinte (9), em Querência do Norte, a ação beneficiará sete projetos de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Na quinta-feira (10), será a vez da cidade de Marilena receber cinco Arcas das Letras em assentamentos e comunidades rurais, e na sexta-feira (11), seis bibliotecas "chegarão" à Paranavaí. Na ocasião também será realizada capacitação dos Agentes de Leitura em todos os municípios.

De acordo com o coordenador do projeto no Paraná, Alexandre Augusto de Faria, o objetivo é incentivar a leitura na área rural. "Geralmente, essas comunidades estão localizadas longe das sedes dos municípios. Portanto, é uma possibilidade dessa população ter acesso a esse material de forma muito mais simples", explicou.

Cada biblioteca receberá cerca de 200 livros, com obras da literatura infantil; para jovens e adultos; técnicos especializados e didáticos. Para cada biblioteca, serão capacitadas duas pessoas da comunidade, que serão os agentes de leitura, responsáveis pela guarda do local.

Segundo a assessoria de comunicação do MDA/Incra no Paraná, desde 2006, no estado do Paraná, foram entregues 215 Bibliotecas, em 102 municípios, distribuídos 43.300 livros, capacitados 400 Agentes de Leitura e beneficiadas 20.073 famílias. O projeto é realizado por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário e da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Paraná, em parceria com as prefeituras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]