• Carregando...

Em 2007 Maringá registrou epidemia de dengue

A cidade de Maringá, no Noroeste do estado, foi uma das que mais sofreu no Paraná com a epidemia de dengue que assolou o país em 2007. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 5.680 casos foram confirmados no último ano. No entanto, o quadro pode ter sido ainda mais grave. Uma pesquisa desenvolvida por alunos de Biomedicina do Centro Universitário de Maringá (Cesumar) fizeram uma pesquisa mostrando muitas pessoas que apresentaram a doença, não entraram para as estatísticas oficiais.

Leia a matéria completa

Com 18 casos confirmados na região desde 1.º de janeiro, a Secretaria de Saúde do Paraná lança nesta sexta-feira (27) a campanha "Volta às Aulas sem Dengue", em Paranavaí. Ao mesmo tempo em Maringá, alunos da rede pública das escolas municipais Angela Borin e do Centro de Educação Infantil Hebert de Souza fazem a "Caminhada Contra a Dengue". Em todo o estado cerca de 650 mil estudantes devem ser mobilizados.

Treze dos casos da doença confirmados na região estão em Maringá, além das cidades de Paiçandu, Sarandi, Santa Fé, Astorga e Nova Esperança, cada qual com um caso certo. De acordo com Dirceu Vedovelo Filho, chefe da seção de vigilância em saúde da 15ª regional, foram registradas também 223 notificações, sendo 142 em Maringá. "Não tivemos aumento alarmante em 2009", disse. O balanço é referente aos 30 municípios que compõem a 15.ª Regional de Saúde e foi atualizado pela última vez na segunda-feira (23).

Segundo Filho, os alunos da cidade levaram para casa nesta quinta um folheto, contendo um listagem, onde identificarão possíveis criadouros do mosquito. Na sexta-feira os estudantes deverão apresentar os resultados para os professores.

No lançamento da campanha em Paranavaí estarão presentes os secretários estaduais da saúde, Gilberto Martin, e da educação, Yvelise Freitas Arco-Verde. A solenidade será no Teatro Municipal de Paranavaí, a partir de 8h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]