• Carregando...
Foram usados 7.750 quilos de dinamite para implodir rochas da Pedreira Municipal | André Renato/PMM
Foram usados 7.750 quilos de dinamite para implodir rochas da Pedreira Municipal| Foto: André Renato/PMM
  • Pedras retiradas da implosão serão usadas na recuperação de asfalto e na produção de artefatos de concreto

Técnicos e engenheiros da Secretaria Municipal dos Serviços Públicos (Semusp) dinamitaram rochas na Pedreira Municipal de Maringá para produção de pedras-brita. A detonação de 7.750 quilos de dinamite foi feita na tarde desta terça-feira (20). Cálculos da Semusp estimam que foram retiradas cerca de 20 mil metros cúbicos de pedras prontas para serem transformadas em britas. A área dinamitada corresponde a 104 metros de comprimento por 10 metros de largura e 19 metros de profundidade.

De acordo com o secretário Vagner Mussio, parte do material retirado será utilizado na recuperação da malha asfáltica por um preço mais baixo em comparação ao valor cobrado por empresas terceirizadas. A quantidade retirada deve atender a demanda da cidade por até dois anos. As britas também serão utilizadas na fabricação de tubulações, tampas de fossa e bocas-de-lobo, grelhas para drenagem, tachões para sinalização viária, palanques de concreto para alambrado, canaletas de rodovias e outros artefatos de concreto utilizados em serviços de manutenção da cidade.

Aumento de produção

Mussio explicou que o complexo produtivo da pedreira ficou estagnado durante o período de 2001 a 2004. "A retirada de pedras e a fabricação de artefatos de concreto só voltaram a ser feitas a partir do final de 2005, quando voltamos a produzir materiais necessários para a execução de obras no município",disse.

De acordo com a prefeitura, a Pedreira Municipal teve seu processo de exploração iniciado há 50 anos e toda a área de lavra hoje é liberada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DMPM).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]