• Carregando...
 | RPCTV Maringá
| Foto: RPCTV Maringá

O município de Santa Inês, a pouco mais de 100 quilômetros de Maringá, registrou a maior redução populacional da região Noroeste do Paraná nos últimos dez anos. Baseado nos dados do Censo 2010, reportagem da RPCTV Maringá aponta que, atualmente, 1.818 pessoas moram no município, número 13% menor do que o constatado em 2000.

Os motivos para os moradores deixarem Santa Inês são variados. Para alguns, a falta de instituições de ensino superior e de oportunidades de emprego obrigam os mais jovens a se mudarem. "[Santa Inês] Só tem 2º grau e não tem emprego", reclama o funcionário público Mário Camargo.

Por esse motivo, a estudante Emanuela da Silva, 10 anos, conta que o pai está pensando em levá-la para Maringá ou Presidente Prudente, para estudar um curso superior, assim que terminar o ensino médio.

Outro motivo apontado pelos moradores é as mudanças na agricultura. Atualmente, a principal cultura agrícola é a da cana de açúcar, que ocupa mais de 3 mil hectares no município. Se por um lado traz riquezas, a cana também intensifica o êxodo rural, uma vez que não dá espaço aos pequenos agricultores.

Sobre este último fator, o prefeito Clodoaldo Oliveira afirma que a Prefeitura tenta dar algum suporte aos pequenos produtores rurais, para evitar o êxodo. "A gente tenta dar apoio aos pequenos e médios agricultores, mas não depende da gente", diz. "É uma questão de propriedade que o município não tem como intervir."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]