• Carregando...

Há indícios de que famílias moram e trabalham irregularmente no lixão

Mesmo tendo um moderno aterro sanitário inaugurado em dezembro de 2008, o município de São Pedro do Ivaí, região central, 84 quilômetros de Maringá, despeja os resíduos urbanos num lixão a céu aberto, na zona rural da cidade. No local, o lixo orgânico e os recicláveis são alocados sem nenhuma separação. Ainda há indícios de que famílias de catadores moram e trabalham no local de foram improvisada.

O aterro sanitário nunca foi usado, pois a inauguração ocorreu sem a finalização de parte das obras. Com isso, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) não concedeu licença ambiental.

A atual secretária do meio ambiente de São Pedro do Ivaí, Maria Stela Costa, explica que a inauguração antecipada ocorreu na administração anterior e que as obras exigidas pelo IAP só terminaram no mês passado, incluindo um barracão, que servirá para o trabalho de separação do lixo reciclável. "Estamos só esperando a liberação do IAP. A documentação já está em Curitiba e estamos esperando a vinda desse documento para iniciarmos a operação nesse local", disse ela.

O IAP confirmou as informações da secretária. Segundo o órgão, uma vistoria foi feita no novo aterro e a liberação deve sair nos próximos dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]