• Carregando...

O sargento aposentado da Polícia Militar João Carlos Virmond Porto será o novo chefe da Guarda Municipal de Maringá. Ele substituirá o atual chefe da GM, Rogério Mello. A informação foi confirmada pelo secretário de Trânsito e Segurança (Setrans), Ideval Oliveira, na tarde desta quinta-feira (7).

Mesmo assim, o secretário afirma que ainda não há data definida para que ocorra a nomeação. "Já dei início à elaboração dos documentos para levar para a autorização do prefeito, o que deve ocorrer até o final do ano." Oliveira disse, também, que além da chefia da GM, está trabalhando para que ocorram outras alterações na Setrans, mas não adiantou os detalhes.

Por volta das 16 horas desta quinta, o secretário participava de uma reunião com cerca de 20 guardas municipais para discutir sobre as novas medidas adotadas pela equipe. Ele afirma que entre os pontos discutidos estavam questões de segurança preventiva. "Na verdade, estamos começando do zero a Guarda em Maringá", disse.

O secretário explicou que, para que os agentes trabalhem armados, é preciso alterar a Lei Orgânica do Município que, atualmente, proíbe o uso de armas letais pelos agentes – a mudança já é discutida na Câmara. "As armas serão utilizadas para defender o povo. Mas para que isso ocorra, ainda existe um processo burocrático, e normal, a ser percorrido."

"Quero que a Guarda Municipal seja como a PM de Maringá", diz Ideval de Oliveira

Oliveira reafirmou que recebeu aval do prefeito Carlos Roberto Pupin (PP) para implantar novas regras na Setrans. Entre as quais estão a abertura de concurso público para contratar cem agentes para a Guarda Municipal e o treinamento desses agentes na Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (Esfaep) da Polícia Militar (PM), para que saibam agir nas ruas, nas mais diversas situações.

A ideia, segundo ele, é que os agentes portem pistolas calibre 380 e coletes balísticos, acompanhem a PM em patrulhamentos e, quando necessário, realizem abordagens. "Quero que a Guarda Municipal seja como a Polícia Militar de Maringá."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]