• Carregando...
Clique aqui e veja onde ficam as Unidades Básicas de Saúde em Maringá |
Clique aqui e veja onde ficam as Unidades Básicas de Saúde em Maringá| Foto:

Casos confirmados na Região

Doutor Camargo: 1 caso de Influenza B;

Itambé: 2 casos de H1N1;

Marialva: 1 caso de H1N1 e 1 caso de Influenza B;

Maringá: 15 casos de H1N1, 6 de H3N3 e 6 de Influenza B;

Nova Esperança: 1 caso de H3N3;

Sarandi: 1 caso de H1N1, 9 de H3N3 e 6 de Influenza B.

Cidades que formam a 15ª Regional

As cidades que fazem parte da 15ª Regional de Saúde de Maringá são Ângulo, Astorga, Atalaia, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Flórida, Iguaraçu, Itaguajé, Itambé, Ivatuba, Lobato, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Munhoz de Melo, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Ourizona, Paiçandu, Paranacity, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Santa Inês, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí, Sarandi e Uniflor.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou a primeira morte por gripe A (H1N1) neste ano em Maringá. Segundo o boletim divulgado na sexta-feira (21), a vítima era uma mulher de 45 anos, que possuía uma doença neurológica. Do começo do ano até agora, a cidade já registrou 27 casos de gripe – sendo 15 contaminações pelo vírus H1N1, 6 de H3N3 e 6 de Influenza B. Na 15ª Regional de Saúde de Maringá foram registrados 49 casos.

A região de Maringá só perde para a Região Metropolitana de Curitiba (70 casos) no número de confirmações da doença. "Estávamos em uma epidemia de dengue. Muitas pessoas estão fragilizadas e os vírus se aproveitam dessa fase de fraqueza", declarou o diretor da 15ª Regional, Kazumichi Koga. Apesar do número expressivo de casos, Koga informou que o avanço da doença não é rápido na região. "Não é nada assustador", disse. "Percebemos que em São Paulo o vírus está se comportando mais violento, com casos de óbitos. Existe a tendência de isso chegar aqui, mas por enquanto não fomos afetados", acrescentou.

A 15ª Regional informou que os pacientes em estado gripal podem buscar o remédio, com receita médica, gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde [UBS]. "Na suspeita de síndrome gripal, quando o paciente estiver com febre, o médico tem que entrar com a medicação [o Tamiflu]. Esse remédio não vai faltar e pode ser adquirido com o Município", garantiu.

Pacientes com gripe em Maringá e nas outras 28 cidades da regional precisam procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) com a receita assinada pelo médico em mãos. Em Maringá, as pessoas ainda podem procurar as Farmácias Populares para receber a medicação de graça.

Prevenção

A Sesa confirmou que a tendência é que o número de casos de gripe aumente com a chegada dos dias mais frios. A principal recomendação é manter as mãos higienizadas, se possível com o uso de álcool gel. Abrir janelas, deixar os ambientes bem arejados e com as superfícies sempre limpas também ajudam a evitar a transmissão da doença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]