• Carregando...

Capacidade estava ultrapassada em quatro vezes na tarde desta sexta

No hospital que atende 25 municípios da região de Maringá e dispõe de apenas 31 leitos no pronto socorro, a situação foi mais uma vez crítica nesta sexta-feira (27). Cerca de 120 pessoas se amontoavam nos corredores e até no chão do Hospital Universitário (HU) de Maringá em internamentos de improviso. Para tentar dar conta dos pacientes, médicos e enfermeiros colocaram leitos nos corredores com cadeiras e colchões espalhados no piso. Para a direção, a situação não é nenhuma novidade. "A direção do Hospital Universitário de Maringá informa que a superlotação do Pronto Socorro é uma rotina. A demanda é maior que a capacidade instalada do HU", diz a nota de esclarecimento.

A função do pronto socorro do HU é oferecer os primeiros atendimentos e em seguida os pacientes deveriam ser transferidos para outros hospitais também credenciados junto ao Sistema Único de Saúde. Contudo, a falta de vagas em outras unidades de saúde sobrecarrega o HU, visto que as pessoas não podem ser retiradas enquanto não há liberação de leitos nos demais hospitais. Até as 19 horas desta sexta-feira, ainda havia 28 pessoas esperando vagas em outros hospitais e 6 aguardando um leito de UTI

O fluxo de pacientes aumenta com a chegada do fim de ano, explica a direção. "Dezesseis dias que estou esperando vaga no outro hospital para fazer cirurgia" disse Claudecir Franco, montador de estruturas em entrevista ao Paraná TV. Já outro menino flagrado pela reportagem precisa de uma cirurgia no braço, mas não há previsão de marcação. Uma aposentada de 73 anos com o braça quebrado foi acomodada em um colchonete colocado sobre cadeiras. "É no improviso. Vamos ver até quando vai?", questionou Albertina de Oliveira.

Em meio ao tumulto dos corredores, uma preocupação a mais. Um quarto reservado para pacientes com suspeita da gripe A permanece sem nenhum tipo de isolamento. Sobre isso, a direção comunica em nota que o isolamento levou em conta as medidas preconizadas pela vigilância epidemiológica.

Outros números revelam a importância da unidade para a região de Maringá. O HU acaba de completar 20 anos, conta com 123 leitos, sendo 92 para internamento e outros 31 de pronto-socorro. O hospital tem atendimento 24 horas e 47 mil pessoas passam pelo PS todos os meses. Por ano, 9 mil pessoas permanecem em internamento.

Para ampliar a capacidade, a direção tem projetos aprovados, mas sem recursos. Entre os quais, ampliação de leitos de UTI, inclusive neo-natal, construção de laboratório de oncohematologia e mais um setor cirúrgico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]