• Carregando...

Governador sai na quinta-feira

O governo do estado terá novo administrador a partir da próxima semana. Isso porque o governador Roberto Requião (PMDB) deixará o cargo para disputar as eleições de outubro. Ele pleiteia uma vaga no Senado Federal. O substituto será Orlando Pessuti (PMDB).

A cerimônia de posse está marcada para quinta-feira (1º), no Palácio das Araucárias. Haverá ainda solenidade na Assembleia Legislativa. Pessuti deve concorrer ao governo estadual, mas pode seguir no cargo, já que se tratará de reeleição, conforme permite a Lei Eleitoral.

Clique aqui e leia a matéria completa

Três secretários municipais podem deixar a Prefeitura de Maringá na próxima semana, já que, como cogitam disputar as próximas eleições para a vaga de deputado estadual, precisam se desincompatibilizar dos cargos que ocupam. O prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para o afastamento é 02 de abril, a próxima sexta-feira. Uma reunião a ser realizada neste domingo (28), entre os líderes da base de apoio da administração municipal, irá definir quantos deles e quais serão os secretarios que deixarão as funções.

Os nomes em questão são o de Antônio Carlos Nardi (Saúde), José Luiz Bovo (Fazenda), Ulisses Maia (chefe de gabinete do prefeito, cargo que tem status de secretaria). Todos do PP, mesmo partido do prefeito Silvio Barros.

A reunião deste domingo definirá os rumos da campanha eleitoral e também da administração da cidade nos próximos meses. O encontro contará com a presença do presidente estadual da sigla e deputado federal Ricardo Barros. Não ficou definido o número de candidatos que serão lançados pelo grupo. "Depende dos outros partidos aliados, considerando que temos um eleitorado que é vinculado ao nosso grupo político", disse o deputado. "Vamos lançar um número (de candidatos) que possa se eleger e concorrer com o apoio político da administração", continuou.

Além dos secretários, o deputado citou outros prováveis candidatos, como os vereadores Belino Bravin e Zebrão, e Roberto Pupin (PDT), vice-prefeito de Maringá. A deputada estadual Cida Borgheti (PP) deve mesmo concorrer à Câmara Federal e Ricardo Barros ao Senado. Nomes de outras lideranças regionais serão colocadas para apreciação dos conselheiros, segundo explicou Ricardo.

Para decidir os nomes, o partido levará em conta as pesquisas quantitativas e qualitativas realizadas junto ao eleitorado nos últimos meses. De acordo com Ricardo Barros, os deputados Wilson Quinteiro (PTB), Luiz Nishimori (PSDB), Dr. Batista (PMN) e Odílio Balbinotti (PMDB) "têm a simpatia" dele, e podem, eventualmente, receberem o apoio da base da administração.

Na segunda-feira (22), segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, os nomes escolhidos serão tornados públicos. Não há, porém, data exata para a troca dos secretários. "Deve ocorrer até a quarta-feira, pois na quinta temos ponto facultativo e na sexta é feriado", diz o secretário de Comunicação, Francisco Maraviéski.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não exige que os candidatos apresentem, neste momento, nenhum documento comprovando a saída do cargo. Isso será feito mais tarde, quando da análise da validade da candidatura. Se algum opositor comprovar, por exemplo, que o candidato seguiu no cargo, este será impedido de participar do pleito.

Condição do vice-prefeito

Roberto Pupin (PDT), vice-prefeito, confirmou que ele é o indicado de seu partido para a disputa. Segundo as regras de desincompatibilização, ele pode manter o posto de vice-prefeito, mas não poderá assumir a prefeitura a partir do dia 2 de abril, mesmo que interinamente.

Desistência

Outro secretário municipal que manifestou interesse em disputar o cargo de deputado estadual é Valter Viana, do Desenvolvimento Econômico. Ele, porém, desistiu da ideia.

Viana é presidente estadual do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e diz que quer se dedicar à campanha dos colegas de sigla. "Pretendo ajudar a organizar a campanha dos nossos candidatos". Ele afirma ainda que pretende seguir a frente da secretaria, conciliando as duas atividades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]