i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Saúde

Única creche de Farol fecha por causa de surto de rotavírus

Das 85 crianças atendidas, 35 foram contaminadas. Cinco funcionários estão com atestado médico

  • PorRubia Pimenta
  • 18/03/2009 08:58

A única creche que atende crianças de zero a seis anos na pequena cidade de Farol, com cerca de quatro mil habitantes (26 quilômetros de Campo Mourão, na região Noroeste) ficará fechada até o dia 27 de março por conta de um surto de rotavírus, altamente contagioso que causa diarréia, vômitos e febre. Das 85 crianças atendidas no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Santo Antônio, 35 foram contaminadas. Cinco funcionários também estão com atestado médico por conta da doença.

A creche encerrou as atividades no dia 12 de março, quando os alunos começaram a apresentar os primeiros sintomas. Segundo a diretora do CEMEI, Noemi Croisfelt Gonçalves, um laudo médico e peritos da Vigilância Sanitária recomendaram o fechamento da instituição. "As crianças passam cerca de oito horas por dia em um ambiente fechado. Como o tempo para o tratamento do vírus dura cerca de uma semana, além do período de incubação, que são cinco dias, achamos melhor esperar os alunos se tratarem para então voltar as atividades", explicou a diretora.

As crianças estão em casa, sendo acompanhadas pelo Centro Municipal de Saúde da Mulher e da Criança. Cinco funcionários da creche também foram contaminados com o vírus e estão com atestado médico.

Para Noemi, apesar dos transtornos causados às mães que trabalham, a atitude é necessária para evitar situações mais graves. "As crianças devem recuperar a saúde, para não espalharem mais a doença e voltarem às atividades com disposição", disse.

A secretária de Saúde de Farol, Fátima da Silva, apóia a medida e conta que o surto de rotavírus atingiu grande parte da cidade. "O foco maior foi na creche e na zora rural, pois os alunos foram contaminados no meio urbano e, ao voltarem para o campo, espalharam o vírus entre os familiares", explicou.

Rotavírus

O rotavírus é um vírus que causa diarréia, vômitos, febre e mal estar. O quadro pode evoluir para casos mais graves de desidratação, levando a óbito. É altamente contagioso, a transmissão é feita pela via fecal-oral e por contato pessoal.

Por se tratar, em geral, de uma doença com tempo limitado, com tendência a evoluir espontaneamente para a cura, o fundamental do tratamento é prevenir a desidratação. A orientação é de manutenção da dieta alimentar normal e ingestão de muita água e soro caseiro. Casos mais graves precisam de tratamento em ambiente hospitalar com hidratação venosa, isto é, com soro dado na veia.

Mais informações em breve.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.